TRE está preocupado com baixa adesão à biometria obrigatória em Indaiatuba

Em Indaiatuba, 80 mil pessoas ainda não se cadastraram e podem ter título cancelado e ficarem impossibilitadas de votar em 2020

A chefe do posto do Cartório Eleitoral em Indaiatuba, Lilian Dalva Silva da Lima, transmitiu ontem ao presidente da Câmara Hélio Ribeiro a preocupação do TRE com relação à baixa adesão dos eleitores ao Projeto Biometria Obrigatória 2019.
Até o momento apenas 45% das pessoas com direito de votar foram ao Cartório passar pela coleta de suas impressões digitais. Em números absolutos, ainda faltam mais de 80 mil eleitores fazerem a biometria. Sem isso, o TRE é categórico: o título eleitoral será cancelado e a pessoa impossibilitada de votar nas eleições de 2020.
O cancelamento do título gera outras consequências ruins para o eleitor, segundo Lilian Dalva: ele não conseguirá obter empréstimos em bancos públicos, renovar a matrícula em estabelecimento oficial de ensino, inscrever-se em concursos públicos nem conseguirá obter ou renovar o passaporte.

DIFICULDADE PARA REGULARIZAR DEPOIS
A chefe do Cartório alerta para o aumento da dificuldade de atendimento após o prazo do Projeto Biometria Obrigatória, que se encerra em 19 de dezembro. Isso porque o TRE cedeu 20 funcionários extras para trabalharem no Cartório na vigência do Projeto. “Depois disso, voltaremos a operar com apenas os 6 servidores normais”, frisa Lilian. “E dependendo do número de eleitores em atraso, é previsível uma dificuldade bem maior para regularizar depois”.
Para se ter uma ideia da proporção do que o TRE considera baixa adesão, as estimativas do Tribunal eram as de que, no decorrer do mês de julho, o posto local estaria recebendo em média mil pessoas por dia, mas apenas 600 têm se apresentado. “Estamos mantendo contato com os vereadores para que eles, informados sobre a situação, mobilizem suas bases eleitorais para o cumprimento dessa obrigatoriedade perante a Justiça Eleitoral e as consequências de não fazê-lo”.

CARTILHA DO TRE
O Tribunal Regional Eleitoral divulgou informações sobre a biometria obrigatória. Segundo o TRE, “a principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico”.
Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem o título (analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).
Para ser cadastrado, é necessário apresentar documento oficial de identificação que contenha foto e comprovante de residência recente. O cartório funciona das 9 às 18 horas de segunda à sexta, na Rua 13 de Maio, nº 834 (Centro). Para mais informações, ligue (19) 3834-6378.