Projeto Base desenvolvido em Indaiatuba é referência no Estado

“Menina dos olhos” do vereador Massao Kanesaki, deverá ser implantado em São Paulo

“Estou honrado em saber que o município de São Paulo tem interesse em implantar o nosso Projeto Base de Beisebol”, afirma Massao Kanesaki. A notícia veio quando o vereador e idealizador do projeto em Indaiatuba, foi a São Paulo, a convite do presidente Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Jorge Otsuka, e do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Thiago Lobo. “Isso me enche de orgulho, pois trata-se de um projeto da nossa cidade, sendo destaque e considerado o maior do Brasil nesse segmento”, comemora.

O embrião do Projeto BASE nasceu com a realização da 1ª Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, e com renomados instrutores da Major League Baseball (MLB) ministrando um treinamento para professores de Educação Física da rede municipal, além de atletas e técnicos de equipes de beisebol.

Após sua estreia, em fevereiro de 2015, o projeto Base, realizado em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, vem crescendo notoriamente.  Na época, realizado em parceria com a do Departamento de Beisebol e Softbol da Associação Cultural Esportivo Nipo Brasileiro Indaiatuba (Acenbi), o evento foi uma capacitação da modalidade esportiva dirigida a técnicos, atletas e professores. “Hoje, o projeto ganhou mais estrutura e atende os alunos da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba", conta Massao.

Massao conta ainda que o Consulado Japonês é um parceiro do programa. "Temos como parceiros o Consulado Japonês, que através de um voluntário por dois anos estará ensinando o esporte; a Major League Beisebol (liga profissional de beisebol) também nos atende com técnicos e materiais, além de diversos empresários da cidade que apoiam o programa por seu conteúdo e seu sucesso", aponta.

Segundo Massao, o Beisebol, que sempre foi conhecido por ser um esporte para japoneses, começa a ganhar uma visão mais ampla: o objetivo é dar às crianças a oportunidade de manejar o taco, as luvas, o capacete e uma bola, e permitir que as crianças possam ir além do esporte que mais conhecem, o futebol.

“Está sendo ampliado também no sentido educacional, pois pais e professores, sentem a evolução no desenvolvimento e comportamento das crianças; por tudo isso o projeto Base se tornou um sucesso”, ressalta Massao.