Programação esportiva da festa do Jd. Morada do Sol começa no domingo (9)

Festa faz parte do calendário oficial do Município, segundo a Lei 5.644/2009 de autoria do vereador Hélio Ribeiro

O Jardim Morada do Sol comemora 40 anos. O aniversário do bairro faz parte do calendário de festas oficiais do Município desde 2009, através da Lei 5.644, de autoria do vereador e presidente da Câmara Hélio Ribeiro. A festa acontece ao longo do mês de março e conta com diversas atrações, como um final de semana dedicado a uma festa para as crianças, shows, atividades relacionadas à saúde, meio ambiente, cultura, lazer e até uma sessão solene de homenagem aos moradores mais antigos do bairro.

Mas, antes de março, a festa dá, literalmente, seu pontapé inicial neste fim de semana. É que começa domingo (9) o Campeonato de Futebol de Areia.  A disputa da primeira rodada acontece entre os times Moleques da Praça, Unidos do Corolla, River, Real Malvina, Juventus, Vila Real, Futshow, Real Morada do Sol, Ajax, Os Nordestinos, Red Bull Corolla, Meninos do Morro, Baixada, RRJ, Ousadia F.C. e Revelação. As disputas têm início na quadra do Parque Corolla, no Jd. Morada do Sol.

O campeonato tem 4 grupos com quatro equipes. Os times jogarão entre si, e os dois times com maior pontuação na chave se classificam para as quartas de finais. A 2ª rodada acontece dia 16 de fevereiro, no Floresta Parque; a 3ª dia 1º de março de novo no Parque Corolla e as oitavas de final dia 8 de março, também no Floresta Parque. A semifinal está marcada para dia 15 de março, seguida da final, no Parque Corolla.

As atrações foram divididas em vários dias e em diferentes pontos do bairro, fundado em 19 de março de 1980, por meio do Decreto Municipal 2.081. Além das atividades esportivas – que também contam com um campeonato de futebol de campo--, a festa que comemora os 40 anos do bairro tem eventos sociais e culturais; além de dar ênfase a uma parte histórica do bairro.

O presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, faz um resgate da história oral dos moradores, entrevistando pessoas que contam em que condições deixaram sua terra natal para morar numa cidade que a maioria desconhecia, em um bairro que não tinha água, asfalto, energia elétrica, escola, posto de saúde ou creche.

“Através de uma parceria com a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, fazemos um resgate oral dessas histórias, contando como essas pessoas foram recepcionadas quando chegaram ao bairro e como transformaram suas próprias histórias e a história de Indaiatuba”, relata Hélio Ribeiro. As entrevista ficam disponibilizadas na página “Resgate e Preservação da História do Jd. Morada do Sol”, no Facebook.

A relação dos homenageados da festa de 40 anos ainda será divulgada pela Associação dos moradores do bairro, bem como o calendário das comemorações. Todas as atividades da festa têm entrada gratuita e são abertas ao público.

PARTE ESPORTIVA – CAMPEONATO DE FUTEBOL DE AREIA

Dia 9 de fevereiro – A partir das 9h – Parque Corolla