Parlamento Jovem” convida estudantes a serem vereadores-mirins

Projeto educacional voltado para a cidadania e conscientização de jovens do Ensino Fundamental e Médio é lançado na Câmara

A Câmara de Indaiatuba lançou hoje (4) o projeto “Parlamento Jovem”. Pelo projeto, voltado para escolas municipais, estaduais e particulares, o estudante poderá se organizar em suas instituições de ensino, lançar seu nome à “vereador-mirim”, ser eleito, fazer uma propositura (moção, indicação, projeto de Lei ou outras) e, por fim, participar de uma sessão simulada da Câmara.

O lançamento do projeto contou com as presenças do presidente da Câmara Hélio Ribeiro, dos vereadores Alexandre Peres, Arthur Spíndola, Edvaldo Bertipaglia, João de Souza Neto (Januba), Jorge Luis Lepinsk (Pepo), Ricardo França e Silene Carvalini.

A mesa de honra -- composta pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro, o prefeito Nilson Gaspar, a vereadora Silene e a dirigente Regional de Ensino, Deise Regina de Godoy Bresciani – contou ainda com uma presença ilustre, a da estudante de 14 anos, Ana Paula Marciano Aquino.

Aluna do Sesi Indaiatuba, Ana Paula foi até o prefeito Nilson Gaspar solicitar um espaço em que os jovens estudantes de Indaiatuba pudessem dar sugestões voltadas para o Município. “Falei para ela procurar o Hélio, na Câmara, porque aqui já havia um projeto que contemplava essa solicitação: o Parlamento Jovem”, lembrou o prefeito Nilson Gaspar, no evento realizado hoje (4), no Plenário da Câmara.

“É uma honra para essa Casa dar voz aos estudantes de 12 a 18 anos, do Ensino Médio e Fundamental, de escolas públicas, Municipais e particulares como a Ana Paula; esperamos que todos se envolvam nesse projeto: pais, professores, educadores, alunos e comunidade; o projeto é voltado para a cidadania, para o futuro e para aquilo que esperamos desse futuro”, lembrou o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro.

O evento, ocorrido na manhã desta quarta-feira contou ainda com as presenças de diretores de 21 escolas estaduais, além de representantes da Faculdade Maxplanck, Fatec, Sesi e da Delegacia de Ensino de Capivari.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Parlamento Jovem o estudante deve procurar a diretoria escolar ou o Grêmio Estudantil de sua escola. Estudantes e professores também podem obter informações no site da Câmara, no endereço eletrônico www.indaiatuba.leg.br , no campo inserido à direita do site, chamado “Parlamento Jovem Indaiatuba”.

“Nessa área do site estão todas as informações sobre o projeto, incluindo objetivos, como participar, ficha de inscrição, autorização dos pais e até modelos que os vereadores-mirins irão necessitar para participar do projeto, como indicação, moção, projeto de lei e ata da sessão”, lembra Hélio Ribeiro.

A primeira escola a participar é a E.E. Profº Hélio Cerqueira Leite. A fase final do projeto, uma simulação da sessão de Câmara, com os vereadores-mirins defendendo seus projetos e colocando-os em debate e votação, também já tem data para acontecer: dia 24 de abril, no Plenário da Câmara.

O projeto conta ainda com uma cartilha que pode ser baixada pelo site da Câmara, e que explica como participar do Parlamento Jovem. A cartilha, que será distribuída nas unidades escolares, especifica, entre outras coisas, os objetivos do projeto: que cada vez mais as pessoas façam uso do voto consciente; que essas pessoas acompanhem e fiscalizem os trabalhos dos vereadores e as sessões de Câmara; e que o projeto sirva para o aprimoramento das composições futuras da Câmara de Indaiatuba, com a eleição de vereadores cada vez mais qualificados para exercer suas funções.