Parlamento Jovem realiza 1ª sessão simulada do ano na sexta

Doze vereadores jovens participaram do evento, sendo conduzidos ao Plenário pelos vereadores da Casa
Parlamento Jovem realiza 1ª sessão simulada do ano na sexta

Foto: Rose Parra

A Câmara de Indaiatuba realiza sexta-feira (29), a primeira cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Professora Deolinda Maneira Severo, escolhidos por votação direta realizada na instituição, participam do evento ao lado dos vereadores da Câmara. Cada vereador conduzirá um vereador-jovem à sua cadeira no Plenário, e a Sessão simulada prossegue apenas com os estudantes, que irão debater indicações, moções e projetos de Lei formulados por eles, baseado na realidade da comunidade em que vivem.

A cerimônia será aberta pelo presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, autor da ideia que deu origem ao Parlamento Jovem de Indaiatuba, de autoria de todos os vereadores da Casa. Além dos vereadores, participam desta 1ª sessão, assessores, chefes de gabinete, professores e coordenadores da unidade escolar.

O objetivo do projeto é despertar a atenção de jovens e adolescentes para os trabalhos dos vereadores e a função do Poder Legislativo no Município. "Queremos chamar a atenção dos jovens para a necessidade de participar das ações do Poder Legislativo e envolver não só os estudantes, mas toda a unidade escolar, as famílias e a comunidade", explica o presidente da Câmara, o vereador Hélio Alves Ribeiro (PSB). "Sou oriundo de Grêmio Estudantil e desde que cheguei à Câmara, em 2010, alimentava esse desejo", conta.

O projeto “Parlamento Jovem” foi lançado em 04 de março do ano passado, propondo a seguinte questão: o que você faria se fosse vereador por um dia? Essa questão é levada a todos os alunos participantes do projeto, nas escolas públicas e privadas, contemplando estudantes do ensino Fundamental e Médio de Indaiatuba que, através do Grêmio Estudantil, recebem informações de como funciona a Câmara e lançam seus candidatos a vereador. “Depois disso, eles formulam suas propostas em forma de indicação, moção e projetos e aí sim, vivenciam no Plenário da Câmara, o que é ser vereador por um dia", explica o presidente do Legislativo.

A 1ª edição de 2019 tem a participação dos seguintes vereadores jovens da EE Professora Deolinda Maneira Severo:  Maria Eduarda de Oliveira Mendes (Presidente), Ingrid Victória Eid Melo (1ª Secretária), Ana Clara Rodrigues Pais de Paula (2ª Secretária), Bruna Sampaio de Oliveira (Vice-Presidente), Evelyn Cristina Mateus Lima (Suplente), Larissa Daniela Santos Marcílio, Isabela Cristina Bianchi da Cruz, Suelen Lima Fonte, Karllos Eduardo Rodrigues Pereira, Kleiton José da Conceição Silva, Yasmin Costa Prado, Clara Alexandra Brazahu Pereira Martins e Larissa Nathalya de Souza Oliveira. A sessão simulada também será acompanhada pela coordenadora da escola, Elaine Aparecida Larentis Batajelo.

“Mais do que uma experiência, o Parlamento Jovem é uma lição e um exercício de Democracia que, com certeza, esses estudantes levarão para toda a vida”, lembra Hélio Ribeiro. A sessão simulada é aberta à população e acontece sexta-feira (29), a partir das 8h. A sessão também pode ser acompanhada através do Facebook da Câmara, em tempo real.