Parlamento-Jovem dá posse aos “vereadores” da escola José de Campos

O amor foi o tema mais abordado pelos adultos e pelos adolescentes nas sessões solene e simulada

O amor esteve presente na sessão do Parlamento-Jovem que deu posse aos “vereadores” escolhidos pelos alunos da escola estadual José de Campos. A sessão, realizada ontem (24) no plenário da Câmara Municipal, teve no discurso do vereador Luiz Alberto Cebolinha e nas moções de congratulações e agradecimento formuladas pelos jovens aos próprios pais os seus momentos mais pungentes.

Cebolinha, considerado um dos melhores oradores da cidade, encantou a todos quando falou sobre a mãe brasileira que foi premiada pela Fifa como a melhor torcedora de futebol do ano. “O que transforma o mundo é o amor, como o amor dessa mãe que leva o filho cego e com traços de autismo ao estádio e narra o jogo para ele, e ele vibra como se visse cada lance perfeitamente”.

Prosseguindo, o vereador lembrou que o menino não é filho biológico dela e, antes que ela o adotasse, o garoto havia sido rejeitado por 12 famílias. “Indagada por que ela o adotou, a mãe respondeu: ‘É que ele estava marcado... marcado para ser o meu filho”.

A SESSÃO SOLENE

A cerimônia começou com a composição da mesa diretiva, formada pelo presidente da Câmara Hélio Ribeiro, pelos vereadores Cebolinha, Arthur Spindola e Ricardo França, pela diretora da escola José de Campos, Adriana Cortez, e pela professora Verilda Alves de Assis.

Ao discursar, Hélio Ribeiro referiu-se à ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, que ao falar na ONU mostrou sua indignação diante das decisões insensatas tomadas pelos governantes. “Vocês vêm até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”.

Dirigindo-se aos jovens presentes, Hélio completou: “Nós podemos mudar tudo hoje. Mas só podemos mudar, de verdade, se agirmos. Só assim nossas palavras não serão vazias e nós não roubaremos nem a infância, nem a juventude nem a velhice de ninguém. Estamos juntos. E agindo”.

Arthur Spindola e Ricardo França também discursaram e destacaram o fato de serem os mais jovens da atual legislatura, e de ainda cultivarem hábitos e ideias de quando eram adolescentes.

A diretora Adriana Cortez agradeceu a oportunidade aberta aos estudantes da escola que dirige, e a professora Verilda, aclamada várias vezes pelos alunos, recordou a infância pobre e o importante papel dos pais semialfabetizados para a formação dos filhos, hoje todos com formação superior. “Queria ter livros, mas não podíamos, hoje tenho, graças a deus e aos meus pais, uma grande biblioteca. E finalizo afirmando o seguinte: a educação salva o Brasil”.

A seguir, foram empossados os “vereadores-jovens” Geovanna Yasmin da Conceição Lima (presidente), Vitor Rodrigues (1º secretário), Brenda Fogaça Virissimo (vice-presidente), Deise Ketlen dos Santos (2º secretária), e Pedro Henrique Vespasiano, Júlia Contre Pacanaro, Maria Luiza Zapparoli da Silva, Mel dos Santos Marciano, Maria Isabella Pedroso Grana, Julia Manduca Gomes, Laura Dal Col de Brito Melo e Rafael Paulino de Almeida. A suplente Heloisa Eduarda da Silva também foi diplomada.

SESSÃO SIMULADA

A “presidente” Geovanna Yasmin abriu os trabalhos da sessão simulada e, a exemplo do que ocorre em uma sessão real, passou a palavra ao “1º secretário” Vitor Rodrigues para que este procedesse a leitura das proposituras.

Duas indicações despertaram mais interesse. A de Vitor Rodrigues solicitando providências da concessionária AB Colinas para a redução da velocidade no trecho da SP-75 que liga Indaiatuba a Salto, “uma vez que a redução de velocidade concorrerá para a diminuição do alarmante índice de acidentes”.

A outra indicação, de autoria de Rafael Paulino de Almeida, se refere à construção do “Hospital do Amor” para tratamento de câncer. “Essa ideia – justifica o autor – surgiu devido a um fato real: dois idosos estão sendo tratados em Barretos, sendo privados da convivência com a família e arcando com os custos de aluguel, remédios e transporte”.

O amor voltou a ser abordado com força na apresentação das moções. As “vereadoras” Mel Marciano, Brenda Fogaça e Deise Ketlen fizeram questão de registrar o carinho, afeto e gratidão que sentem pela mãe na forma de moções de congratulação. Deise, por exemplo, escreveu o seguinte sobre a mãe, Denise: “Ela é uma mulher extraordinária, uma amiga muito querida, seus ensinamentos foram e são muito valiosos para mim”. E completa: “Ela é simplesmente a mulher que ilumina a minha vida”.

PRÓXIMA ESCOLA

O próximo encontro do Parlamento-Jovem se dará na quarta-feira, dia 2. Nesse dia, serão conhecidos os “vereadores” eleitos pela escola do Jardim Paulista II, Maria Bernadete Amgarten Peres.