Para ajudar no combate à pandemia, Câmara realiza maior devolução de recursos da história

A redução de despesas do Legislativo alcançou 14% do que havia sido fixado por seu orçamento

No encerramento do exercício financeiro municipal, ocorrido hoje, dia 18, o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, devolveu ao Executivo a importância de R$ 3,678 milhões referentes às sobras de caixa acumuladas durante o ano. Esta é a maior devolução de recursos já feita pela Câmara à Prefeitura e, segundo o presidente, “traduz o esforço de gestão que fizemos para poder ajudar o município, inclusive financeiramente, no combate à pandemia do coronavírus”.
A redução de despesas alcançou 14% da dotação orçamentária da Câmara, enquanto as receitas municipais, em decorrência da recessão econômica causada pela pandemia, sofreram queda de 5%. “Sempre estivemos ao lado do Poder Executivo nos momentos de aprovação de leis de interesse da população e, ainda mais agora, quando uma grave doença contagiosa aflige toda a nossa população, com reflexos na atividade produtiva e na arrecadação de impostos”.
Hélio Ribeiro ressaltou que essa economia só foi possível “graças a elevados investimentos realizados em anos anteriores em tecnologia da informação e na aquisição de equipamentos modernos que permitiram que quase todo o trabalho legislativo e administrativo fosse efetuado de forma remota, sem prejuízo ao atendimento da população”.

MESMO NÚMERO DE MATÉRIAS

O presidente da Câmara afirmou também que o trabalho virtual não comprometeu a produção legislativa. “O número total de matérias legislativas apresentadas e apreciadas pelos vereadores em 2020 é praticamente o mesmo do de 2019, com mais de 2500 proposituras em cada ano”. Destas matérias – frisa – quase duzentas relacionadas à pandemia: “Trabalhamos para reduzir os terríveis efeitos da Covid na geração de riqueza e de emprego e no psicológico das pessoas, muito afetado no decorrer de todo o ano”.
A compreensão de todos os vereadores para o grave momento por qual passa Indaiatuba também foi citada por Hélio Ribeiro. “Tenho muito que agradecer aos meus colegas pelo elevado entendimento da necessidade de que promovêssemos cortes profundos em todos os setores da administração da Câmara, pois sem esse entendimento não teríamos alcançado uma economia tão significativa e a devolução de valores tão alta”.
“Por fim, ressalto o espírito cívico dos vereadores que deliberaram neste contexto manter congelado o subsídio dos parlamentares por mais quatro anos -- subsídio que se mantém inalterado desde 2009 e que assim ficará até 2024”.