Jardim Morada do Sol comemora 40 anos com ampla programação

Festa é aberta ao público, tem atrações gratuitas e é baseada em Lei do vereador Hélio Ribeiro

Moradores do Jardim Morada do Sol já sentem o clima das festividades de 40 anos do bairro – o mais populoso e um dos mais tradicionais de Indaiatuba. Ao longo de todo o mês de março, várias atrações esportivas, ambientais, recreativas e sociais celebrarão as quatro décadas do local, que abriga em torno de 80 mil pessoas.
            O aniversário da Morada do Sol está incluído no calendário oficial do município em decorrência da lei 5.644/2009, de iniciativa do vereador Hélio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal. As ações que marcam as festividades acontecem durante todo o mês de março, são abertas ao público e gratuitas.

Futebol

Desde fevereiro, atletas amadores do bairro já participam do Campeonato de Futebol de Areia. No dia 8 de março, das 9h às 12h, é a vez da fase eliminatória do torneio, no campo do Floresta Parque. No dia 15 de março, as grandes finais serão realizadas das 9h às 15h, no Parque Corolla.
            As ações esportivas seguem ao longo do mês. No dia 22 de março, o grande Jogo das Estrelas, com os Amigos do Alex Silva, acontece às 10h no Campo do Rêmulo Zoppi. No dia 29, das 9h às 17h, os moradores assistem ao Festival de Futebol de Campo, no Campo do Cruzeiro.

Homenagens

Moradores mais antigos do bairro serão homenageados em um evento solene, marcado para o dia 20 de março, na Igreja Santo Antônio. Receberão a honraria dez pessoas cuja história se confunde com a da Morada do Sol, além de outros 50 moradores que já foram homenageados nas edições anteriores da festa.
            A solenidade será às 19h. “Esse é um dos pontos altos da festa, uma vez que nossos queridos vizinhos, gente do nosso bairro, são reconhecidos pela sua participação na comunidade”, pontua Hélio Ribeiro.

Cultura, recreação e fé

Shows musicais com artistas locais animam as comemorações no sábado, dia 21 de março, na área recém-urbanizada do Jardim Paulista. As atrações começam às 19h. No dia seguinte, é a vez das crianças participarem da festa: ações ambientais, com plantio de mudas de árvores e soltura de peixes, serão promovidas a partir das 8h. À tarde, das 13h30 às 18h, é a vez da festa das crianças, com shows infantis – destaque para o “Patati Patatá Cover” - e brinquedos infláveis, disponíveis por toda tarde.
            A religiosidade será celebrada em duas cerimônias: no Culto de Ação de Graças, no dia 21, às 9h, no Piano, e na missa em homenagem ao Jardim Morada do Sol, no dia 22, às 18h, na Igreja Santo Antônio.

História do bairro
            Povoada inicialmente ainda no século 19, a área que hoje corresponde ao Jardim Morada do Sol correspondia à Fazenda Engenho D´Água, de propriedade da família Barnabé.
            Mas foi só na década de 70 do século 20 que o processo de urbanização planejado do local teve início, com a criação do Loteamento Morada do Sol. A proximidade com o Distrito Industrial fez correr a informação de que o bairro estaria em uma área de pleno emprego, o que provocou a emigração em massa de moradores do Paraná. O
Parque Ecológico, planejado pelo arquiteto Ruy Ohtake, integrou a Morada do Sol aos outros bairros da cidade e promoveu a urbanização definitiva do espaço.
            Em 2009, por iniciativa do vereador Hélio Ribeiro, a fundação do bairro passou a ser comemorada nos meses de março.

Data Evento Local
8/3 (domingo), 9h Campeonato de Futebol de Areia (fase eliminatória) Floresta Parque
15/3 (domingo), 10h Campeonato de Futebol de Areia (finais) Parque Corolla
20/3 (sexta-feira) Homenagem aos antigos moradores do bairro Igreja Santo Antônio