Instituídas mais quatro datas no calendário oficial de eventos do município

Saúde bucal, Semana do Proerd, Dia do Cooperativismo e da Ultramaratona Indaiatuba-Parque do Mirim serão comemorados

A Câmara aprovou na segunda-feira (9) a inclusão de mais quatro datas no Calendário Oficial de Eventos do Município. A partir de agora, serão comemorados o “Abril Grená” para a promoção da saúde bucal, a Semana de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Dia Municipal do Cooperativismo e o da Ultramaratona Indaiatuba-Parque do Mirim.

O vereador Massao Kanesaki explica o que é o “Abril Grená”, proposta de sua autoria: “A ideia é conscientizar a população sobre a importância de manter uma boa higiene bucal e, com isso, reduzir a incidência de doenças como cárie, gengivite, problemas periodontais e câncer bucal, além de orientar acerca da necessidade de consultar um dentista regularmente”.

Massao propôs, e obteve a anuência dos demais vereadores, para que o município destaque a última semana do mês de abril para a realização de ações que promovam a saúde bucal.

SEMANA DO PROERD

Autora do projeto que institui a Semana do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, a vereadora Silene Carvalini justificou a instituição da data com as seguintes palavras: “O uso de drogas constitui ameaça à sociedade porque compromete o futuro do usuário e a qualidade de suas relações sociais. A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas ainda durante a infância e a adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais aptas a receber orientações e assimilar valores. Implantar o Proerd é interferir positivamente no processo desencadeador do fortalecimento individual dos futuros condutores da sociedade contra as investidas de criminosos e de outras formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais”.

O projeto da vereadora estabelece o mês de junho para que, anualmente, seja destinado à promoção de eventos de prevenção ao uso das drogas e à violência que o uso produz.

COOPERATISMO

O presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, obteve apoio dos demais vereadores para aprovar a instituição do Dia Municipal do Cooperativismo e o da Ultramaratona Indaiatuba – Parque do Mirim.

A respeito do primeiro projeto, Hélio afirma que “o cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do País. E que, de acordo com a ONU, o cooperativismo é um modelo de empreendimento econômico em que os trabalhadores controlam, de forma democrática, o capital resultante do seu trabalho”.

Com uma vantagem adicional, segundo ele: “Como as cooperativas não são centradas no dinheiro e sim nas pessoas, esse modelo não perpetua nem acelera a concentração de capital e distribui a riqueza de forma mais justa”. O vereador propõe que o Dia do Cooperativismo seja comemorado no primeiro sábado do mês de julho de cada ano.

COMPETIÇÃO

Acerca da criação da Ultramaratona, Hélio Ribeiro diz que a proposta é a de que a competição seja uma prova pedestre de longa duração (superior a 42.195 metros), em percurso de asfalto, cercado de muito verde e homologada pela Confederação de Atletismo para, assim, conquistar repercussão nacional e internacional.

O autor do projeto ressalta o lado saudável da prática regular da corrida: “Ajuda no melhor funcionamento cardíaco e na melhora do retorno venoso, auxiliando na redução da pressão arterial. Auxilia ainda na redução do colesterol ruim (LDL), na melhora do colesterol bom (HDL), deixa os ossos mais fortes e saudáveis, além de aumentar a capacidade de concentração e memória”. Hélio Ribeiro sugere que a prova seja realizada anualmente no mês de abril.