Indaiatuba comemora no sábado o “Dia Mundial da Limpeza”

Data foi incluída no Calendário Oficial de Eventos a partir de lei de iniciativa do vereador Prof. Luiz Carlos

Indaiatuba comemora no sábado (21) o “Dia Mundial da Limpeza”, a maior ação de um dia com objetivo de promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques e que envolve entidades e voluntários em mais de 150 países.

A data faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município desde a aprovação em agosto de projeto de lei do vereador Professor Luiz Carlos nesse sentido. “Sempre considerei importante que a nossa cidade esteja na vanguarda das ações ambientais e das relacionadas à promoção da saúde e do bem viver. E esta é uma das mais significativas não só no Brasil, mas em todo o mundo. Por isso, Indaiatuba não poderia em hipótese alguma ficar de fora dessa ação cívica”, afirmou o vereador.

O evento será realizado no entorno do Parque Ecológico, com início previsto para as 8h30, no estacionamento do Parque, de onde os participantes sairão em caminhada recolhendo todo o lixo do entorno.

O PERCURSO

O percurso inicial da caminhada será na primeira parte do Parque Ecológico, que compreende o trecho entre o estacionamento, próximo aos quiosques, até o Colégio Objetivo, saindo pela Marginal Esquerda e voltando pela Marginal Direita. Esta volta será feita com as crianças das escolas municipais, os escoteiros menores e as demais crianças. Os adultos poderão ampliar o mutirão de limpeza até o Paço Municipal. Estima-se a presença de mais de mil voluntários, o que representará uma das maiores ações cívicas da história do município.

No trecho inicial do Parque Ecológico será feita a distribuição de camisetas, a orientação aos líderes de grupos pelos escoteiros, alongamento com os alunos de Educação Física da Unimax, oficinas com recicláveis em parceria com o Sesi, pintura da Concha Acústica com tinta doada, e finalização com a zumba.

Para o presidente da Comissão Organizadora do movimento em Indaiatuba, José Orlando Luciano, do grupo Indaiandando, o objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. “Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, declarou.