Entrou em vigor a lei que prioriza atendimento para pessoas com fibromialgia

Repartições públicas, comércios e bancos devem se adequar à lei de autoria do vereador Ricardo França

            Entrou em vigor em Indaiatuba a lei que dispõe sobre o atendimento preferencial para as pessoas com fibromialgia nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviço público, durante todo o horário de expediente.

            De acordo com a lei, de autoria do vereador Ricardo França e sancionada pelo prefeito Nilson Gaspar, os estabelecimentos comerciais e agências bancárias também deverão incluir as pessoas com a doença nas filas de atendimento preferencial.

            “O que se busca por meio da Lei – segundo disse Ricardo França -- é a valorização e a celeridade no atendimento daqueles que, por causa da fibromialgia, sentem constantemente dores por todo o corpo em razão da sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles”.

            Assim, completa o vereador, “em razão das dores causadas pela doença, compete ao Poder Público garantir às pessoas com fibromialgia o atendimento preferencial como forma de auxiliar a realização de seus compromissos cotidianos, como o caso de comparecer a um órgão público ou o atendimento nas redes de farmácia”.

            A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores por todo o corpo e acomete principalmente mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer com crianças, adolescentes e idosos. A doença está ligada ao sistema nervoso central. Estudos indicam que o cérebro das pessoas com essa enfermidade interpreta os estímulos de forma mais intensa, aumentando a sensação de dor. A fibromialgia não tem cura, mas existem tratamentos que controlam o avanço da doença.