Doações de sangue têm início no dia 25 de janeiro

Mutirões na Fiec acontecem no último sábado de cada mês

A campanha de doação de sangue promovida pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) tem início no próximo sábado (25). O mutirão segue nos demais últimos sábados de cada mês, com exceção de dezembro, quando a data é antecipada. A doação é feita na sede da Fiec, localizada à Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.405, das 8h às 11h.

O interessado deve cumprir alguns requisitos: precisa ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter se alimentado de produtos gordurosos até quatro horas antes da doação. Aqueles que têm entre 16 e 18 anos incompletos precisam de consentimento formal dos responsáveis.

Não podem doar aqueles candidatos que estejam fazendo algum tipo de tratamento, tenham tomado vacina contra gripe e febre amarela até 30 dias antes da doação, não possuem parceiro fixo, pesem menos de 50 quilos, estejam gripados, sejam diabéticos e tenham ingerido bebida alcóolica ou fumado horas antes da doação. Pessoas que tenham feito tatuagem ou inserido piercing há menos de um ano também não devem doar.

De acordo com o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Indaiatuba mantém bons índices de adesão às campanhas de coleta de sangue. No ano passado, quase 1,5 mil bolsas foram coletadas.

A ação é acompanhada por equipe da Secretaria de Saúde, que mantém ambulância para acompanhar todo o período de doação, de acordo com normas do Hemocentro da Unicamp.

O calendário de doações na Fiec é o seguinte:

25 de janeiro

29 de fevereiro

28 de março

25 de abril

30 de maio

27 de junho

25 de julho

29 de agosto

26 de setembro

31 de outubro

28 de novembro

19 de dezembro