Declarada de utilidade pública a Associação dos Deficientes Visuais de Indaiatuba

Fundada em janeiro de 2020, a ADVI é uma entidade sem fins lucrativos que presta assistência a pessoas cegas ou com baixa visão

A Associação dos Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI) foi declarada de utilidade pública pelos vereadores na sessão de segunda-feira, dia 27, com base em projeto de lei do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk.

A ADVI é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2020, que presta assistência a pessoas cegas ou com baixa visão. A declaração de utilidade pública vai assegurar à entidade a possibilidade de firmar convênios com o Poder Público para obtenção de benefícios.

“Pouquíssimos municípios têm um terceiro setor tão atuante”, afirma Pepo. “Isso é resultado de um trabalho benemérito incomparável, realizado por voluntários que não medem esforços e dedicação em busca do bem-comum, aliado ao reconhecimento e à gratidão de toda a sociedade indaiatubana por meio de convênios firmados e custeados, em parte, pela receita municipal. A partir de agora, a Associação dos Deficientes Visuais também está apta a receber repasses de verbas para custear seus excelentes projetos e ações”.

INDICAÇÕES

Na sessão de segunda-feira os vereadores aprovaram nove projetos de lei e apresentaram 67 proposituras – 58 indicações e 9 moções.

RECAP

Luiz Carlos Chiaparine solicitou o recapeamento em toda a extensão da Alameda Ezequiel Mantoanelli, em Itaici. Segundo o vereador, o estado da via se encontra comprometido em virtude das fortes chuvas.

INTELIGENTES

Alexandre Peres defende a implantação de semáforos “inteligentes” nos cruzamentos com grande fluxo de veículos. “Esses semáforos revelam-se como uma alternativa eficaz e moderna para melhorar a fluidez no trânsito, especialmente nos horários de maior movimento”. O parlamentar indica a implantação dos semáforos inteligentes, inicialmente, na rotatória do Colégio Objetivo, na avenida Presidente Vargas, próximo ao supermercado Paulistão, na confluência da avenida Visconde de Indaiatuba com a avenida dos Trabalhadores, na confluência da avenida Ário Barnabé com a avenida Francisco de Paula Leite e na confluência da avenida Coronel Estanislau do Amaral com a alameda Ezequiel Mantoanelli.

COLIBRIS

Wilson Índio da Doze sugeriu a revitalização, manutenção do asfalto, inclusão de estacionamento de 45 graus, implantação de ciclo faixa e de lombada para pedestres na avenida Josué Ferreira da Silva, no Jardim dos Colibris. O vereador afirma que o bairro está crescendo e se desenvolvendo e “necessita dessas mudanças para melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores”.

PAREDES

Othniel Harfuch indica a instalação de paredes sensoriais nos parques do município. Tais paredes – argumenta o vereador – estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória e da criatividade. “As atividades ajudam a estimular os movimentos para que os pequenos realizem tarefas simples como segurar um lápis corretamente e fazer as curvas das letras”.

PSICÓLOGOS

Silene Carvalini recomenda o aumento do efetivo de psicólogos nas unidades básicas de saúde. Segundo ela, o número de atendimentos realizados pelos psicólogos não é suficiente em virtude do aumento populacional do município.

EDUCAÇÃO

Hélio Ribeiro propõe a realização de campanha voltada para a conscientização e educação no trânsito. “É visível a falta de preparo e conscientização de motoristas, ciclistas e pedestres acerca das normas de trânsito. O resultado é o número preocupante de acidentes e de mortes, sendo comprovado que a maioria dos acidentes se dá por falha humana”, reforça o parlamentar.

NEONATAL

Ricardo França defendeu a inclusão do “teste do pezinho ampliado” nos exames de triagem neonatal realizados pela rede municipal de saúde. “Existem três versões do Teste do Pezinho: uma básica e duas ampliadas. A mais simples é capaz de detectar até seis tipos de doenças e é disponibilizada gratuitamente pelo SUS. As duas versões ampliadas podem detectar de 10 a 50 tipos de doenças, sendo amplamente encontrada em instituições de saúde particulares, e também podendo ser obtidas pela rede de saúde em determinados municípios”, informa.

POLICIAMENTO

Sérgio Teixeira solicitou a intensificação do policiamento em todas as escolas do município. “Sentimos a necessidade de reforçar a importância das operações de policiamento, em virtude dos acontecimentos do dia 13 de fevereiro quando um ex-aluno de uma escola de Monte Mor, cidade vizinha ao nosso município, atirou bombas caseiros dentro da área escolar, no intuito de ferir alunos, professores e funcionários”, explicou.

REESTRUTURAÇÃO

Ana Maria dos Santos indicou ao prefeito a reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) III, do Jardim Morada do Sol. A legisladora sugere uma série de alterações: reforma na placa de identificação da unidade, criação de sala ampla para conforto dos enfermeiros, espaços adequados para a equipe de limpeza, banheiros acessíveis na ala da enfermaria, banheiros acessíveis na ala pediátrica, colocação de telas de proteção nas janelas, instalação de salas de apoio à sala vermelha, aquisição de macas e camas hidráulicas, aquisição de cadeiras de rodas para pacientes obesos e outras. 

ARQUEOLOGIA

Arthur Spíndola propôs a criação de “empreendimentos arqueológicos” na região do córrego Buruzinho. O parlamentar informa que Indaiatuba possui um Sítio Arqueológico multicomponencial caracterizado por fragmentos cerâmicos indígenas, lascas e uma concentração de fragmentos de telhas goiva, chamado Buruzinho. “Artefatos recém-encontrados na área onde estão sendo realizadas as obras da Barragem do Ribeirão Piraí reforçam o potencial arqueológico de Indaiatuba e região”.

PORTAL DO SOL

Leandro Pinto sugere a construção de um campinho de futebol na área verde ao lado do playground do Jardim Portal do Sol, entre as ruas José Júlio Finatti e Sebastião Wilson Gomes Carneiro.  O vereador argumenta que atualmente as crianças do bairro utilizam o espaço do parquinho (inclusive os brinquedos como traves) para jogar bola, “o que é perigoso para elas e para as demais que utilizem o espaço”.

registrado em: fixa