Carregada de emoção, solenidade na Câmara entrega comendas aos homenageados de 2019

18 pessoas, escolhidas pelos vereadores, foram agraciadas após aprovação e parecer favorável da Fundação Pró-Memória

         A sessão solene, realizada na noite de sexta-feira (6) no plenário da Câmara de Vereadores, em comemoração aos 189 anos de aniversário de Indaiatuba e de entrega de títulos honoríficos aos homenageados de 2019, foi considerada uma das mais carregadas de emoção da história do Legislativo Municipal.

            Para o presidente Hélio Ribeiro, que se emocionou em vários momentos, a sessão foi uma das mais importantes do ano, por várias motivos: “Todos os homenageados têm ligação profunda com a nossa cidade, são representativos de relevantes setores da vida indaiatubana e continuam na ativa trabalhando e acreditando no futuro do município. Melhor: tiveram seus nomes aprovados pela Fundação Pró-Memória, foram escolhidos consensualmente pelos vereadores e todos eles deixaram evidenciado o orgulho e a honra que sentiram pela honraria recebida, demonstrando a importância que Indaiatuba tem em suas vidas”.

            Além dos 12 vereadores, dos homenageados e seus familiares, que lotaram as dependências da Câmara, estiveram presentes o prefeito Nilson Gaspar e o superintendente da Fundação Pró-Memória, Carlos Gustavo Nobrega de Jesus.

 

ESPORTISTA DO ANO

         O professor de beisebol Bernardo Penalver Xene foi o primeiro homenageado a receber a honraria. Indicado pelo vereador Massao Kanesaki, Bernardo Xene recebeu o título “Esportista do Ano”. Nascido em Cuba, o homenageado foi técnico da seleção brasileira no Campeonato Panamericano Júnior de 2008, no México, e no Campeonato Mundial Nashiki de 2018, no Japão. Em Indaiatuba é o coordenador da equipe do Programa Base-Beisebol. É casado com Doraci Sodré e pai de Jaqueline e Renata. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

EMPRESÁRIO DO ANO “RAFAELLO FANTELLI”

            Indicado pelo vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), o empresário Valdemir Bordonal reside em Indaiatuba há 57 anos. Diretor-presidente do Grupo Sumerbol, uma das maiores redes de supermercados de Indaiatuba, é casado com Sueli Soares e pai de Beatriz, Bruna e Paula. Tem trabalho destacado como participante de inúmeras campanhas que visam melhorar a condição das comunidades mais carentes. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

CIDADÃO BENEMÉRITO “DR. CAIO DA COSTA SAMPAIO”

         Seis homenageados receberam o título Cidadão Benemérito “Dr. Caio da Costa Sampaio”, entregue a pessoas nascidas em Indaiatuba.

            Heleno da Silva Júnior formou-se em Educação Física em 2006 e, em 2012, concluiu seu mestrado pela Unicamp. Em 2015 fez curso de especialização em Gestão Educacional na Universidade Anderson nos Estados Unidos e atualmente é doutorando na Universidade Federal de São Paulo. Tem ao todo 36 cursos de aperfeiçoamento profissional e possui 43 produções acadêmicas entre livros, capítulos de livros, artigos científicos e trabalhos em congressos. Recebeu 19 prêmios e homenagens e desde 2010 é professor do Centro Universitário Max Planck em nossa cidade. Heleno é casado com Bianca Sant’Anna Pires Luiz, com quem tem dois filhos: Maria Helena e Mateus. Foi indicado pelo vereador João de Souza Neto (Januba). Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Ricardo Amstalden, indicado pelo vereador Massao Kanesaki, tem 43 anos, é casado com Ivanete Bueno e pai de Laura. Atua como empresário do setor cervejeiro e de eventos, com execução em eventos gastronômicos, aniversários de cidades, Feira da Bondade, festas juninas de escolas e, em parceria, com entidades como Bolha de Sabão, Vicentinos, APAE, Funssol, Ciaspe, Abid e Volacc. Em 2018 recebeu moção de congratulações por seus trabalhos em prol de Indaiatuba. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

           

         O advogado Vitório César Sóster tem 49 anos e, como descendente de italianos, é ativo defensor da cultura italiana tendo sido Presidente da Sociedade Ítalo-Brasileira de Indaiatuba de 2015 a 2018. Em seu período na presidência, a entidade conseguiu a aquisição da sede própria, onde hoje são ministradas aulas de italiano para quase 100 alunos. Praticante do ciclismo, Vitório está sempre cobrando das autoridades ações relacionadas à instalação de ciclovias e sinalização adequadas que garantam o deslocamento seguro dos ciclistas. É casado com Luciana Cristina com quem tem os filhos Laura e Enrico. Sua indicação à honraria partiu do vereador Alexandre Peres. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Norberto Sanches é casado com Silene Ivaskevicius, com quem tem as filhas Aline e Ana Júlia. Iniciou sua carreira no ramo de jóias em 1985, quando abriu a empresa SN Jóias em uma galeria da rua XV de Novembro. Um ano depois mudou-se para o nº 727 da mesma rua XV, onde ficou instalado por 31 anos. Em 2018, diante do cenário econômico atual, transferiu-se para o prédio próprio instalado na rua 24 de maio, em projeto da sua filha mais nova, a arquiteta Ana Júlia, com novo conceito de joalheria e diversificação de produtos como semi-jóias, prata e relógios de marcas internacionais. Norberto tem 59 anos e foi indicado pelo vereador Adeílson Pereira da Silva (Figura). Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Domingos Carlos Carotti, indicado pelo vereador Edvaldo Bertipaglia, é membro de família tradicional da cidade e neto de Antonio Modanesi, fundador da Biblioteca Municipal e, nos idos dos anos 20 do século passado, chefe da Light, a empresa que trouxe energia elétrica para a cidade. (Dado curioso: o disjuntor-geral de Indaiatuba ficava na sua casa). Por isso, Domingos sempre esteve envolvido com o assunto, a ponto de desde a adolescência trabalhar com fios e cabos elétricos e, depois de adulto, fundar a Carotti Eletricidade Industrial, tradicional fornecedora de equipamentos elétricos de Indaiatuba. Por sua empresa passaram muitas pessoas sem escolaridade ou formação profissional. Contratava-as e exigia como requisito que elas cursassem a escola e buscassem a alfabetização. Da mesma forma contratava pessoas envolvidas com drogas, incentivando-as a participarem de centros de ajuda e dando amparo às famílias. Domingos também atuou como líder na comunidade da Igreja Candelária e em diversas pastorais. É casado com Mariza Martins e pai de Sérgio, Simone, Sidney e Sandro. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Sérgio Fernando Borsari é empresário do ramo de contabilidade, casas lotéricas e empreendimentos imobiliários. Sempre atuou como parceiro de várias entidades, prestando serviços sem custo e auxiliando na organização e estruturação da ABI, Centro Espírita Zabeu Kalfmam, Casa da Mulher Anália Franco, Bolha de Sabão, Tatame Solidário e Ong Lance de 3.  Preside o Instituo Lógica do Bem, organização sem fins lucrativos criado para desenvolver projetos voltados à formação profissional de jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Sua empresa de assessoria, a Lógica contábil, atende mais de 800 empresas e conta com 120 colaboradores. É casado com Márcia e pai de Luiza Caroline, Carla Beatriz e Sérgio Fernando Borsari Júnior. A sua indicação partiu do ex-vereador Professor Luiz Carlos, representado no ato de entrega da comenda pelo vereador Jorge Luis Lepinsk (Pepo). Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

        

CIDADÃO INDAIATUBANO

         Principal comenda do município concedida a pessoas que não nasceram em Indaiatuba, neste ano o Título Cidadão Indaiatubano foi entregue a 10 pessoas:

            Loide Valim Boldori Righetto Rosa nasceu em São Paulo, capital, em 2 de abril de 1969 e reside em Indaiatuba há 20 anos. É a mantenedora do excelente Colégio Objetivo da cidade. Sócia honorária do Rotary Club, foi homenageada com o título “Paul Harris” pelos relevantes serviços que prestou à comunidade. É casada com Renato Righetto, com quem tem a filha Jade. Indicada pelo vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha). Clique aqui para ver o vídeo da homenageada.

 

         José Frederico de Magalhães Braga, indicado pelo vereador Luiz Carlos Chiaparine, é natural de Jaú e reside em Indaiatuba desde 2003. Participou de várias atividades socioeducativas para recuperação de dependentes químicos. Colaborou com as associações Ajuda Igreja que Sofre, Canção Nova e Asilo São Vicente de Paula. Contribui com famílias carentes do bairro Campo Bonito para acesso à moradia, por meio de negociação de terras pertencentes à sua família. José Frederico é viúvo. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

            Marcos Poli (MUG) mudou-se para Indaiatuba aos 12 anos. Atua em várias frentes promovendo a filantropia e a cultura. É criador do “Churrasco da APAE” e do “Carnaval da APAE”, tendo sido colaborador da entidade por 13 anos.  É voluntário de obras e ações filantrópicas no Lar de Velhos Irmã Dulce. Proprietário da MUG Materiais de Construções, é casado com Ely Albrecht, com quem teve dois filhos: Marcelo (in memorian) e Amanda. Marcos Poli foi indicado pelo vereador Alexandre Carlos Peres. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         O economista David James Drake, indicado pelo vereador Massao Kanesaki, nasceu em Massilon, Ohio, Estados Unidos e reside em Indaiatuba há 25 anos. É diretor-presidente da Spartan do Brasil Produtos Químicos e sócio da Clínica Veterinária Indavet e da Drake Serviços Gerais. Integra o Conselho Fiscal da Associação de Pais e Amigos com Câncer e Hemopatias e é atuante membro da ACENBI e do Programa Base. E ainda participa dos projetos Corrida de Rua, na Comunidade São Dimas, do Anjos de Patas e da equipe de natação da Associação Paraolímpica de Indaiatuba. É casado com Dora Camargo e pai de Isabel e de Thomas. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

        

            Levi Meira de Souza mora em Indaiatuba há 21 anos. É formado em Ciências Contábeis, tendo atuado como contador em São Paulo e como auditor fiscal da Receita Federal no aeroporto de Viracopos. Foi presidente do Rotary em 2008/2009 e atualmente ocupa o cargo de tesoureiro da entidade pela terceira vez. Teve atuação destacada, entre outras ações beneméritas, na obtenção de verbas internacionais em prol de entidades de Indaiatuba e na implantação do Banco de Leite do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). É casado com Célia Marques e pai de Pedro Henrique e de Ana Carolina. A sua indicação partiu do vereador Edvaldo Bertipaglia. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Vitório Olinor Scalet, indicado pela vereadora Silene Carvalini, nasceu em Salto em 8 de julho de 1942, é casado com Clara Andrietta e pai de Alexandre, Patrícia e Lucas. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Indaiatuba e participou de atividades filantrópicas na APAE, Volacc e Mosteiro de Itaici. Aos 10 anos aprendeu a caligrafia comercial inglesa e há 20 anos fez do que era um hobby seu trabalho remunerado, tornando-se um dos raros calígrafos em atividade. A propósito, todos os lindos diplomas entregues hoje aos homenageados, inclusive o dele próprio, têm a marca de sua arte. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

            Antonio Machado Rodrigues nasceu em 1939 na pequena cidade do Carmo da Mata, no sul de Minas Gerais. Mudou-se para Indaiatuba aos 23 anos já com vasta experiência como garçom, profissão que exerce até hoje. Primeiramente no Indaiatuba Clube e depois em restaurantes da cidade. No Imperial, onde serviu jogadores do Santos de Pelé. No Tuba’s serviu Tony Tornado, Gal Costa, Francisco Egídio, Moacir Franco e o ex-presidente Jânio Quadros. E foi também lá, e com a mesma maestria, que atendeu inúmeros presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como D. Ivo Loscheiter e D. Agnelo Rossi, em suas vindas a Itaici. O Machado, como é conhecido, é um exemplo de dignidade, humildade e perseverança. É casado com Ana Ambiel e pai de Maria Wildegardes. A indicação para que recebesse a honraria partir do vereador João de Souza Neto (Januba). Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Gerson Luiz Vieira nasceu em Santo André e mudou-se para Indaiatuba há 38 anos. É técnico em Desenho Mecânico, Bacharel em Teologia Eclesiástica e servidor público municipal. Atua em vários conselhos: no Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, no Conselho de Políticas sobre Drogas (onde exerceu a presidência por dois períodos), do Conselho do Idoso e do Conselho de Segurança Alimentar. É criador do programa do Sopão nas Ruas para moradores da periferia, idealizador do Projeto Atleta Nota 10, gestor social eclesiástico em igrejas evangélicas e instrutor de cursos profissionalizantes pela instituição Educandário Deus e a Natureza. A sua indicação partiu do ex-vereador Professor Luiz Carlos, representado no ato de entrega da comenda pelo vereador Jorge Luis Lepinsk (Pepo). Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

         Antonio Carlos Sanches e Sanches, indicado pelo vereador Arthur Spíndola, é natural de Itu e reside em Indaiatuba desde 1956. É contador, casado com Maria Auxiliadora e pai de João Victor. Como servidor municipal, assessora projetos educacionais e é o responsável pela gestão dos programas federais em Indaiatuba. Destacou-se sobremaneira na luta contra as enchentes no bairro Cidade Nova e, fazendo valer o exercício da cidadania e juntamente com a força popular, obteve conquistas importantes para a estrutura dos bairros. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.

 

            Espedido Nunes de Oliveira é natural de Olivença, no interior do Estado de Alagoas, onde nasceu em 13 de março de 1945. É casado com Maria Tenório e pai de Cícera, Antonia e José Ailton. Vive há 47 anos em Indaiatuba, para onde veio fugindo da calamidade social causada pela prolongada seca registrada nos anos 70 em boa parte do Nordeste. Ao chegar aqui trabalhou como servente de pedreiro, pipoqueiro, operador de máquina na empresa Singer, depois na Cobrec e, há 28 anos, abriu o barzinho que mais difunde, em Indaiatuba, as maravilhas compostas como moda de viola. Cantador e violeiro das preciosidades da rica cultura caipira, Espedito Nunes é um homem cuja simplicidade e sabedoria encantam, ensinam e comovem. A sua indicação partir do vereador Hélio Ribeiro. Clique aqui para ver o vídeo do homenageado.