Câmara recebeu palestra do “Dia da Saúde do Homem”

Dr. Felipe Chain falou sobre a necessidade dos exames de PSA e de toque para a prevenção do câncer de próstata
Câmara recebeu palestra do “Dia da Saúde do Homem”

Foto: Anselmo LPC

Aproximadamente 3 mulheres para cada homem, num total de 50 pessoas, assistiram à palestra ministrada pelo médico Felipe Chain, ontem à noite na Câmara Municipal, sobre questões relacionadas à saúde masculina, sobretudo sobre a necessidade da realização dos exames de PSA e de toque retal para a prevenção do câncer de próstata.
A majoritária presença feminina não passou despercebida pelo especialista: “Este é um dos motivos para os homens viverem vários anos menos do que as mulheres: enquanto elas têm interesse em se informar sobre problemas de saúde, os homens morrem de medo de se informar ou ir ao médico”.
O presidente da Câmara e autor da Lei 5.707 de 2010 que instituiu o “Dia da Saúde do Homem”, vereador Hélio Ribeiro, comentou que também se recusava a fazer o exame de toque e que só recentemente teve coragem de passar pelo procedimento. E brincou: “O urologista me chamou de Helinho e ganhou meu coração. Já o indiquei para mais 3 amigos que também eram covardes”.
O médico foi apresentado aos presentes pelo coordenador do programa “100% Saúde”, Ítalo Gomide Alves, parceiro do projeto “Semana da Saúde do Homem”, desde a instituição da data. Ítalo ressaltou que o dr. Felipe Chain é um dos mais respeitados gastrocirurgiões da região.

ÚLTIMA PALESTRA
A série de palestras iniciada segunda-feira, 15 de Julho, data convencionada nacionalmente como “Dia do Homem” e em Indaiatuba como “Dia da Saúde do Homem”, termina hoje. Na escola municipal Professora Maria Benedicta Guimarães, às 19h30, o nefrologista Fabrício Milani discorrerá sobre o tema, com ênfase sobre o câncer de próstata, moléstia que acomete 1 a cada 6 homens a partir dos 50 anos e que no ano passado causou a morte de 14 mil . A escola Maria Benedicta fica na rua José da Silva Maciel, s/n°, no bairro Jardim Morada do Sol.