Câmara recebe grupo de combate à obesidade todas às quartas-feiras

Número de obesos cresceu 67,8% nos últimos 12 anos
Câmara recebe grupo de combate à obesidade todas às quartas-feiras

arquivo

Pesquisa divulgada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo apontou que, entre 2006 e 2018, o número de obesos no País aumentou 67,8%.  A situação é ainda pior, segundo o levantamento denominado Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel): atualmente mais da metade da população (55,7%) se encontra acima do peso, índice 30,8% superior ao registrado 12 anos atrás.

Embora não haja números precisos sobre o quadro de obesidade em Indaiatuba, acredita-se que a situação aqui não seja muito diferente. Foi com essa preocupação que a Secretaria Municipal de Saúde criou o programa 100% Saúde, coordenado pelo ativista Ítalo Gomide Alves, e que às quartas-feiras se reúne no plenário da Câmara Municipal com interessados em realizar cirurgia bariátrica por intermédio do SUS.

O Presidente da Câmara, vereador Hélio Ribeiro, elogia o trabalho da equipe do programa 100% Saúde: “A obesidade é uma das principais causas de inúmeras doenças de alto índice de letalidade, como as diabetes e os problemas cardiovasculares, e deve ser combatida com ações continuadas e multidisciplinares, como o que existe em nossa cidade”.

Além do polo da Câmara, a equipe do programa tem outros três, em bairros distantes da área central do município: às segundas-feiras, atendimento quinzenal no Postos de Saúde do Parque Indaiá e Jardim Brasil; às terças-feiras, na UBS do Campo Bonito, e às quintas-feiras na escola municipal Maria Benedicta, no bairro Morada do Sol.

Quem quiser participar de algum grupo, basta comparecer ao polo de sua preferência, às 18;30, munido de CPF, RG, comprovante de endereço e cartão SUS. Todo tratamento é isento de qualquer custo.