Câmara realiza sexta-feira 5ª edição do “Parlamento Jovem”

Sessão Simulada será realizada às 19h30, com estudantes do Colégio Polo Educacional

A Câmara de Indaiatuba realiza sexta-feira (14), às 19h30, a 5ª edição do projeto Parlamento Jovem. O evento acontece no Plenário da Casa, com a presença dos vereadores. Dessa vez, participam do evento alunos do Colégio Polo Educacional, de Indaiatuba. Trata-se da primeira vez que estudantes de uma unidade educacional particular participam do projeto.

Instituído pela Resolução nº 71/18, de autoria de todos os vereadores da Casa, o projeto reproduz no Plenário da Câmara uma sessão simulada, comandada pelos estudantes. Até o final do ano, o objetivo é atingir cerca de 6 mil cidadãos.

Os alunos são eleitos “vereadores” nas escolas através de uma eleição. Na Câmara, tomam posse do cargo e propõem leis, indicações e moções que são debatidas e votadas durante a Sessão Simulada. Como numa sessão real, eles aprovam ou não os projetos, que eles mesmos elaboraram.

Já participaram do projeto, quatros unidades escolares e outras oito escolas estarão participando nos próximos meses. Cerca de 120 convidados participam dessas sessões, mas a Câmara já presenciou Sessões Simuladas com 200 pessoas no Plenário da Casa.

ESCOLAS

A Escola Estadual Professor Hélio Cerqueira Leite inaugurou o projeto, dia 24 de abril, com a 1ª Sessão Solene do Parlamento. Em seguida, participaram as escolas estaduais Dom José de Camargo Barros (dia 17/05), Professor Doutor Camilo Marques Paula (dia 19/06) e Professora Suely Maria Cação Ambiel Batista (dia 14/08). O projeto Parlamento Jovem já tem escolas inscritas até dezembro desse ano.

O objetivo do projeto é contar com a participação e conscientização de jovens e adolescentes de 12 a 18 anos, chamando a atenção dos estudantes para a importância de se compreender e conhecer o papel do Poder Legislativo e suas funções.

“O projeto tem como objetivo aproximar a população de seus representantes e conscientizar as novas gerações sobre a importância do setor político na vida de cada cidadão, fazendo com que os alunos entendam, na prática, como funciona uma Câmara Municipal; todos estão convidadas”, lembra o presidente da Casa, Hélio Ribeiro.

Quem Pode Participar

Podem participar adolescentes de 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental e de 1ª à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Em cada grupo, os estudantes que atuam no papel de vereadores são escolhidos – através de eleição simulada -- pelos seus colegas.

Os demais alunos participam investigando a realidade da comunidade e levando aos vereadores, os problemas locais. Eles também ajudam na elaboração das proposituras e assistem à sessão simulada.

A orientação pedagógica do projeto é de responsabilidade da Câmara Municipal, com a participação dos coordenadores, professores, funcionários e pais dos estudantes das escolas que aceitam o desafio de aderir ao projeto.

O responsável pedagógico da escola deve preencher o formulário constante no site oficial da Câmara, no endereço eletrônico, www.indaiatuba.sp.gov.br . Após o período de inscrições, a comissão da Câmara divulgará a lista com as escolas participantes e entrará em contato com os responsáveis para firmar o compromisso entre as partes.