Câmara realiza primeira licitação gravada para dar mais transparência às suas aquisições

Pregão para contratação de serviços de telefonia teve 5 licitantes e alcançou preço melhor que do que é pago hoje

A Câmara de Indaiatuba realizou na manhã desta sexta-feira (20) a primeira licitação gravada do Poder Legislativo. A partir de agora, todas as aquisições feitas pela Casa de Leis por meio de processos licitatórios serão registradas em vídeo – e o material será disponibilizado no site e no YouTube. A medida atende aos princípios da transparência e à exigência estabelecida pela lei municipal 7254/2019, de iniciativa do vereador Ricardo França.

Em janeiro, o presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, designou uma Comissão de Transparência para estabelecer as diretrizes de cumprimento destas medidas e de outras ações relacionadas à divulgação dos atos públicos.

Com apoio dos Departamentos de Informática e de Comunicação, toda a estrutura necessária para gravação e armazenamento das sessões foi elaborada. “Com o trabalho da comissão, conseguimos levar a efeito o que dispõe a lei para, na primeira sessão pública de licitações, contarmos com a gravação do procedimento. Essa comissão será permanente e vai elaborar medidas para garantir outros avanços até o final do ano”, afirma o chefe de gabinete da presidência e membro da comissão, Luiz Gustavo Arruda.