Câmara participa de comemoração no Parque Ecológico

Vereadores prestigiam primeiro evento alusivo aos 30 anos do principal cartão postal de Indaiatuba

Foi dada a largada para as comemorações dos 30 anos do Parque Ecológico de Indaiatuba, e a Câmara Municipal esteve presente em evento realizado na manhã do último sábado (23) nas proximidades da concha acústica.
O presidente Pepo Lepisnk e os vereadores Silene Carvalini e Arhur Spindola estiveram na atividade, promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com a UniMAX. O prefeito Nilson Gaspar, o vice-prefeito Tulio Tomass do Couto, e secretários municipais também compareceram.
O Parque Ecológico desempenha papel fundamental para a promoção da cidadania: esporte, lazer, cultura, meio ambiente e convivência são estimulados nos quase 20 quilômetros de extensão.
“Olhar para o parque hoje é como passar um filme em nossa cabeça. E hoje ele é um dos símbolos dessa cidade, um privilégio para todos", observou Pepo.
O prefeito contou um pouco da história do parque e dos investimentos empreendidos no espaço ao longo dos anos.

Atividades

Ao longo da manhã, estudantes universitários promoveram atividades ligadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças, com orientações, aferição de pressão arterial, estímulo à alimentação saudável e conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero – além de outras ações.
Até o fim do ano, mais atividades estão programadas para celebrar as três décadas do parque.

Parque Ecológico

Concebido como um parque linear, o Parque Ecológico de Indaiatuba é uma das maiores intervenções urbanas do tipo no Brasil.
O projeto foi desenvolvido no início dos anos 90, pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake.
Ohtake viu na revitalização do Córrego Barnabé um caminho de expansão urbana que conciliasse drenagem, saneamento, mobilidade e integração ambiental.
Em 1991, a lei municipal que criou o parque foi aprovada pela Câmara. Ao longo do tempo, o espaço ganhou expansões e equipamentos públicos – Parque da Criança, Parque Temático, concha acústica, academias ao ar livre, pistas de skate, bicicross e aeromodelismo, entre outros.