Câmara institui o Fórum de Debates de Políticas Públicas do Parlamento Jovem

O primeiro encontro será realizado na quinta-feira, dia 14; mais de 200 estudantes confirmaram presença
Câmara institui o Fórum de Debates de Políticas Públicas do Parlamento Jovem

Foto: Anselmo LPC

O presidente da Câmara Municipal, Hélio Ribeiro, anunciou esta semana a criação do Fórum de Debates de Políticas Públicas do Projeto Parlamento Jovem.  Segundo o presidente, a criação do Fórum vem atender a pedidos dos estudantes que participaram do Projeto, como “vereadores por um dia”, e que ansiavam por uma sequência.

“O Fórum constitui a segunda etapa do Projeto Parlamento Jovem”, afirma Hélio Ribeiro. “E tem por objetivo criar condições e espaço de aprendizado e discussão permanente para que os estudantes se apropriem da realidade vivida pela sociedade”.

De acordo com o presidente, a experiência vivenciada pelos “Vereadores-jovens”, eleitos por seus colegas de escola, é sempre muito marcante. “Todos ficam entusiasmados, sentem que podem ser os protagonistas de suas vidas e contribuir com a melhoria da comunidade em que vivem, de Indaiatuba e do País”, ressalta. “O entusiasmo chega a tal ponto que praticamente todos os 250 vereadores-jovens manifestaram interesse em participar do Fórum de Debates”.

Juntamente com o anúncio da criação do Fórum, o presidente afirmou que o primeiro encontro será realizado na próxima quinta-feira, dia 14, e que mais de 200 estudantes de 11 escolas já confirmaram a presença. O tema a ser debatido é “Democracia Representativa X Democracia Participativa: o equilíbrio necessário”. O encontro terá como organizador e primeiro palestrante-facilitador o engenheiro e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, Augusto Pereira Filho.

COMO FUNCIONARÁ

Augusto Pereira, que também atuou como professor de economia da Unesp por 10 anos e ocupou o cargo de secretário municipal por 5 oportunidades em diferentes cidades paulistas, adianta como pretende organizar o Fórum: “Imagino o Fórum de Debates de Políticas Públicas  como uma instância permanente, por meio da qual a Câmara apoiará a formação cidadã, aproximando os estudantes do Poder Legislativo, o qual, assim, se constitui ao mesmo tempo em preciosa fonte de informação e local de acolhida de propostas que surjam como fruto de discussões dos jovens no próprio Fórum”.

A primeira atividade do Fórum, segundo o organizador, será a escolha, por cada uma das 11 escolas, de uma política pública de seu interesse “para que, por meio de estudo e discussão estruturada, os “vereadores-jovens” elaborem propostas de ações que complementem, aprimorem e inovem as políticas públicas já implementadas”.

As propostas dos estudantes serão apresentadas primeiramente em Congresso Técnico, a ser realizado no primeiro semestre do ano que vem. “A seguir -- afirma Augusto Pereira Filho -- haverá o encaminhamento dos projetos aprovados para apreciação dos vereadores e do prefeito”.