Câmara institui campanha de incentivo à doação de cabelo para confecção de perucas

Ana Maria dos Santos e Pepo Lepinsk propõem que as perucas sejam doadas a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia

15/08/2023

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (14) a realização anual de campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelo no município. De autoria de Ana Maria dos Santos e de Pepo Lepinsk, o projeto de lei objetiva ampliar a arrecadação de mechas de cabelo para confecção de perucas que serão destinadas a pessoas carentes com alopecia induzida por quimioterapia.

Os autores do projeto argumentam que, entre tantas inquietações que passam pela mente de quem recebeu a confirmação do diagnóstico de câncer e da definição do tratamento, uma delas é encarar a perda dos cabelos que costuma acompanhar a quimioterapia.
“Ao enfrentar esse processo – prosseguem -- é natural que, principalmente as mulheres, sintam-se desanimadas e com a autoestima abalada, mas o tratamento não precisa interferir na sua vontade de explorar o seu novo visual, no prazer de se arrumar e se sentir bonita”.

Ana Maria e Pepo também explicam que a queda de cabelo, cientificamente chamada de alopecia, ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é o cabelo começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, podendo se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

“Existem alternativas para lidar com a queda dos fios – afinal, perder o cabelo não significa perder a vaidade. É nesse momento que as perucas entram em cena: uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente dar forças para lutar contra a doença. Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso a elas em razão de seu alto custo”, ressaltam.

A Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelo será realizada anualmente na semana do dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para promoção e realização da campanha o município poderá firmar convênios e parcerias com entidades e pessoas jurídicas, públicas ou privadas.

Os vereadores concluem dizendo que existem instituições que recebem as mechas para confecção de perucas, que são posteriormente emprestadas ou doadas a mulheres que lutam contra o câncer. “Tais instituições contam com o apoio de parceiros que produzem as perucas normalmente sem custos, formando uma cadeia que costuma terminar em muitos sorrisos e superação”, afirmam.

OUTRAS MATÉRIAS
Como tem ocorrido com frequência, a sessão ordinária desta segunda-feira, a 20ª do ano, contou com número expressivo de matérias: ao todo 105 proposições, divididas em cinco projetos de lei, nove moções de congratulações e 91 indicações.

SENTIDO ÚNICO
Luiz Carlos Chiaparine sugeriu transformar a rua João Tibiriça Piratininga, no trecho em que cruza com a rua Padre José de Anchieta, no Jardim Pau Preto, em via de sentido único. A proposta visa melhorar o trânsito e evitar colisões no local. O parlamentar observa que o cruzamento é uma curva estreita, imprópria para o tráfego nos dois sentidos.

PISTA
Hélio Ribeiro propôs a construção de uma pista para caminhadas e corridas no entorno da área verde da rua Pérsio Sampaio, no Jardim Bela Vista. O atendimento à proposta irá estimular a população à prática de exercícios físicos de forma segura -- afirma o vereador. “O local já vem sendo utilizado para caminhadas e corridas sem que seja adequado e seguro para a finalidade”, argumenta.

ITINERÁRIO
Silene Carvalini indicou o estabelecimento de um itinerário para o ônibus circular com ponto de parada na rua Pedro Donda no Jardim Esplanada II. A medida irá facilitar aos munícipes que se dirigirem até o novo prédio do Centro de Assistência Farmacêutica no número 171 da referida rua.

ACIDENTES
Ana Maria dos Santos recomenda que o Departamento de Trânsito da Prefeitura reavalie as mudanças realizadas na avenida Presidente Vargas, na altura da avenida Conceição e da rua do Museu. “Constatei que no canteiro central da Presidente Vargas, o departamento de Trânsito abriu novos retornos e implantou sinalizações com o intuito de facilitar o acesso às empresas e aos bairros próximos”, comentou. Ocorre que as alterações vêm causando acidentes nos locais de conversão aos bairros – afirma.

ÁGUA DE REÚSO
Alexandre Peres defende a instituição de ações que incentivem as indústrias a utilizarem água de reúso em processos de produção, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a oferta de água potável. “A Política Nacional de Recursos Hídricos (lei 9.433/97) visa assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos por meio da utilização racional e adequada dos recursos hídricos”, informa o vereador que é engenheiro do SAAE há mais de 20 anos. A utilização de água de reúso – prossegue -- apresenta evidentes benefícios ambientais, como a redução do consumo de água potável, a redução do descarte de efluentes e a preservação dos corpos hídricos.

PRIORITÁRIOS
Pepo Lepinsk recomenda a divulgação das leis federais 14.626/2023 e 10.048/2000 para que todos tenham conhecimento das normas que estabelecem atendimento prioritário às pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida e a doadores de sangue e de medula óssea, além de reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de transporte coletivo.

JURÍDICO
Othniel Harfuch sugere a implementação de programa de Conhecimento Jurídico nas escolas municipais. O objetivo da proposta é levar informações e ensinamentos aos alunos da rede municipal de ensino acerca de seus direitos. “Diversas pesquisas apontam que parcela significativa dos jovens desconhecem seus direitos, o que mostra que a educação precisa ser revista”, afirma o parlamentar.

ESTACIONAMENTO
Leandro Pinto indicou a implantação de vagas de estacionamento de 45° em torno da Praça da liberdade, na avenida Visconde de Indaiatuba, Vila Vitória I. “A quantidade de estabelecimentos comerciais é expressiva no local e os munícipes reclamam da dificuldade para estacionar”, argumenta.

ISENÇÃO
Wilson Índio da Doze defende que a Municipalidade isente do pagamento do IPTU as pessoas portadoras de doenças graves, a exemplo do que já ocorre com o Imposto de Renda. A medida traria algum conforto aos doentes e amenizaria suas preocupações e sofrimento -- avalia.

COMUNICAÇÃO
Du Tonin solicitou à Prefeitura que efetue comunicação sobre o ofício de mototaxista e, caso considere procedente, que regulamente a atividade no município. O vereador observa que há lei federal que autoriza o serviço de veículos por aplicativo que não exclui o ofício de mototaxista, mas que, em Indaiatuba, é aplicável somente para motoristas de carros (Uber e outros) e de motoboy (Ifood e outros). “Tenho recebido reclamações de trabalhadores que afirmam estarem sendo parados por Guardas Civis Municipais, que os constrangem e os ameaçam de multa quando estão trabalhando como mototaxistas”, disse. Para evitar o confronto, Du Tonin sugere que seja realizada campanha informativa que deixe claro quais são os direitos e os deveres dos condutores de motocicletas que pretendem trabalhar como mototaxistas.

BOSQUE
O professor Sérgio Teixeira propõe a criação do Parque Bosque do Saber. O parlamentar explica que a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber encontra-se em uma área verde de aproximadamente 11 mil metros quadrados com trilhas, esculturas com material reciclado, quiosques de ecoleitura e ecojogos, roda d’água, orquidário, jardim dos jabutis, área de alimentação, parquinho, pérgola do jardim dos beija-flores, galpão de compostagem, pomar e horta orgânicos com canteiros de pancs, ervas aromáticas e medicinais. Aos finais de semana o espaço está disponível para a visitação da comunidade. O que poucos sabem – comenta o parlamentar -- é que o Bosque está inserido em um grande maciço de área verde de aproximadamente 140 mil metros quadrados de rica biodiversidade, que se inicia ao lado do Centro Dia e Permanência para Idosos, e atravessa os bairros Jardim do Sol, Jardim Primavera, Jardim Santiago, Jardim Flórida e Jardim Santorini, chegando até o bairro Oliveira Camargo. “Sendo assim, gostaríamos da atenção do departamento competente para que se crie o Parque".

registrado em: fixa