Câmara entrega comendas em sessão solene amanhã, dia 6

Neste ano, os vereadores homenagearão 18 pessoas em quatro modalidades de títulos

        A Câmara Municipal estará em festa amanhã, dia 6. Isso porque, às 18 horas, o presidente Hélio Ribeiro dará como aberta a Sessão Solene de entrega dos títulos de “Cidadão Indaiatubano”, “Cidadão Benemérito”, “Esportista do Ano” e “Empresário do ano” aos homenageados escolhidos pelos vereadores.

        Ao todo serão homenageadas 18 pessoas que, na opinião dos vereadores, mais se destacaram no decorrer de 2019 em seus ramos de atividade, ao mesmo tempo que muito contribuíram com o desenvolvimento social e econômico do município.

        Para o presidente da Câmara, o dia da entrega das comendas é “sempre uma data especial para quem ama o município e tem como algo cristalino o conceito de que premiar quem faz, quem produz, quem emprega e quem trabalha com afinco, faz crescer entre todos a certeza de que vale muito a pena ser dedicado, abnegado e solidário. Pois é pela força do exemplo que a sociedade evolui”.

        Deve-se observar que todos os nomes, antes da aprovação pelos vereadores, passaram por análise criteriosa por parte dos conselheiros da Fundação Pró-Memória, o que confere aos homenageados ainda mais credibilidade e reconhecimento públicos.

        As comendas serão entregues às seguintes pessoas: Lóide Valim Boldori Righetto Rosa, José Frederico de Magalhães Braga, Marcos Poli Mug, Bernardo Penaluer Xene, David James Drake, Levi Meira de Souza, Valdemir Bordonal, Heleno da Silva Luiz Junior, Vitorio Olinor Scalet, Ricardo Amstalden, Vitório Cesar Soster, Norberto Sanches, Antônio Machado Rodrigues, Gerson Luiz Vieira, Sérgio Fernando Borsari, Antônio Carlos Sanches e Sanches, Domingo Carlos Carotti e Espedito Nunes de Oliveira.    

        Conheça um pouco sobre cada um dos homenageados, o tipo de comenda a lhe ser entregue e o nome do vereador autor da indicação da outorga.

 

HOMENAGEADO

 COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Lóide Righetto Rosa

Cidadã Indaiatubana

Luiz Alberto Cebolinha

Biografia: Lóide Valim Boldori Righetto nasceu em São Paulo, capital, em 2 de abril de 1969 e reside em Indaiatuba há 20 anos. É a mantenedora do excelente Colégio Objetivo da cidade. Sócia honorária do Rotary Club, foi homenageada com o título “Paul Harris” pelos relevantes serviços que prestou à comunidade. É casada com Renato Righetto, com quem tem a filha Jade.

 

HOMENAGEADO

 COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Bernardo Penalver Xene

Cidadão Esportivo

Massao Kanesaki

Biografia: Bernardo Xene nasceu em Cuba, tendo vindo para Indaiatuba em fevereiro de 2013 para trabalhar como professor de Beisebol. É casado com Doraci Sodré e pai de Jaqueline e Renata. Foi técnico da seleção brasileira no Campeonato Panamericano Junior de 2008, no México, e no Campeonato Mundial Nashiki de 2018, no Japão, entre muitos outros. Em Indaiatuba é coordenador da equipe do Programa de Base-Beisebol.

 

HOMENAGEADO

 COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Valdemir Bordonal

Empresário do Ano

Luiz Alberto Cebolinha

Biografia: Natural do município de Capivari, Valdemir Bordonal reside em Indaiatuba há 57 anos. Diretor-presidente do Grupo Sumerbol, uma das maiores redes de supermercados de Indaiatuba, é casado com Sueli Soares e pai de Beatriz, Bruna e Paula. Tem trabalho destacado como participante de inúmeras campanhas que visam melhorar a condição das comunidades mais carentes. 

 

HOMENAGEADO

 COMENDA

AUTOR DO PROJETO

José Frederico Braga

Cidadão Indaiatubano

Luiz Carlos Chiaparine

Biografia: José Frederico de Magalhães Braga é natural de Jaú e reside em Indaiatuba desde 2003. Participou de várias atividades socioeducativas para recuperação de dependentes químicos. Colaborou com as associações Ajuda Igreja que Sofre, Canção Nova e Asilo São Vicente de Paula. Contribui com famílias carentes do bairro Campo Bonito para acesso à moradia, por meio de negociação de terras pertencentes à sua família. José Frederico é viúvo.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Marcos Poli (Mug)

Cidadão Indaiatubano

Alexandre Carlos Peres

Biografia: Marcos Poli (MUG) mudou-se para Indaiatuba aos 12 anos. Atua em várias frentes promovendo a filantropia e a cultura. É criador do “Churrasco da APAE” e do “Carnaval da APAE”, tendo sido colaborador da entidade por 13 anos.  É voluntário de obras e ações filantrópicas no Lar de Velhos Irmã Dulce. Proprietário da MUG Materiais de Construções, é casado com Ely Albrecht, com quem teve dois filhos: Marcelo (in memorian) e Amanda.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

David James Drake

Cidadão Indaiatubano

Massao Kanesaki

Biografia: O economista David James Drake nasceu em Massilon, Ohio, Estados Unidos e reside em Indaiatuba há 25 anos. É diretor-presidente da Spartan do Brasil Produtos Químicos e sócio da Clínica Veterinária Indavet e da Drake Serviços Gerais. Integra o Conselho Fiscal da Associação de Pais e Amigos com Câncer e Hemopatias e é atuante membro da ACENBI e do Programa Base. E ainda participa dos projetos Corrida de Rua, na Comunidade São Dimas, do Anjos de Patas e da equipe de natação da Associação Paraolímpica de Indaiatuba. É casado com Dora Camargo e pai de Isabel e de Thomas. 

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Levi Meira de Souza

Cidadão Indaiatubano

Edvaldo Bertipaglia

Biografia: Nascido na cidade de Icaraíma (PR), Levi mora em Indaiatuba há 21 anos. É formado em Ciências Contábeis, tendo atuado como contador em São Paulo e como auditor fiscal da Receita Federal no aeroporto de Viracopos. Foi presidente do Rotary em 2008/2009 e atualmente ocupa o cargo de tesoureiro da entidade pela terceira vez. Teve atuação destacada, entre outras ações beneméritas, na obtenção de verbas internacionais em prol de entidades de Indaiatuba e na implantação do Banco de Leite do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). É casado com Célia Marques e pai de Pedro Henrique e de Ana Carolina.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Heleno da Silva Luiz Júnior

Cidadão Benemérito

João de Souza (Januba)

Biografia: Nascido em Indaiatuba em 24 de janeiro de 1983, formou-se em Educação Física em 2006 e, em 2012, concluiu seu mestrado pela Unicamp. Em 2015 fez curso de especialização em Gestão Educacional na Universidade Anderson nos Estados Unidos e atualmente é doutorando na Universidade Federal de São Paulo. Tem ao todo 36 cursos de aperfeiçoamento profissional e possui 43 produções acadêmicas entre livros, capítulos de livros, artigos científicos e trabalhos em congressos. Recebeu 19 prêmios e homenagens e desde 2010 é professor do Centro Universitário Max Planck em nossa cidade. Heleno é casado com Bianca Sant’Anna Pires Luiz, com quem tem dois filhos: Maria Helena e Mateus.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Vitório Olinor Scalet

Cidadão Indaiatubano

Silene Carvalini

Biografia: Vitório nasceu em Salto em 8 de julho de 1942, é casado com Clara Andrietta e pai de Alexandre, Patrícia e Lucas. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Indaiatuba e participou de atividades filantrópicas na APAE, Volacc e Mosteiro de Itaici. Aos 10 anos aprendeu a caligrafia comercial inglesa e há 20 anos fez do que era um hobby seu trabalho remunerado, tornando-se um dos raros calígrafos em atividade. A propósito, todos os lindos diplomas entregues hoje aos homenageados, inclusive o dele próprio, têm a marca de sua arte.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Ricardo Amstalden

Cidadão Benemérito

Massao Kanesaki

Biografia: Ricardo Amstalden nasceu em Indaiatuba. Tem 43 anos, é casado com Ivanete Bueno e pai de Laura. Atua como empresário do setor cervejeiro e de eventos, com execução em eventos gastronômicos, aniversários de cidades, Feira da Bondade, festas juninas de escolas e, em parceria, com entidades como Bolha de Sabão, Vicentinos, APAE, Funssol, Ciaspe, Abid e Volacc. Em 2018 recebeu moção de congratulações por seus trabalhos em prol de Indaiatuba.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Vitório Cesar Soster

Cidadão Benemérito

Alexandre Peres

Biografia: Vitório Cesar nasceu em Indaiatuba no dia 18 de outubro de 1970. Descendente de italianos, é ativo defensor da cultura italiana tendo sido Presidente da Sociedade Ítalo-Brasileira de Indaiatuba de 2015 a 2018. Em seu período na presidência, a entidade conseguiu a aquisição da sede própria, onde hoje são ministradas aulas de italiano para quase 100 alunos. Praticante do ciclismo, Vitório está sempre cobrando das autoridades ações relacionadas à instalação de ciclovias e sinalização adequadas que garantam o deslocamento seguro dos ciclistas. É casado com Luciana Cristina com quem tem os filhos Laura e Enrico.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Norberto Sanches

Cidadão Benemérito

Adeílson Pereira Figura

Biografia:  Norberto Sanches nasceu em Indaiatuba no dia 7 de outubro de 1961. É casado com Silene Ivaskevicius, com quem tem as filhas Aline e Ana Júlia. Iniciou sua carreira no ramo de jóias em 1985, quando abriu a empresa SN Jóias em uma galeria da rua XV de Novembro. Um ano depois mudou-se para o nº 727 da mesma rua XV, onde ficou instalado por 31 anos. Em 2018, diante do cenário econômico atual, transferiu-se para o prédio próprio instalado na rua 24 de maio, em projeto da sua filha mais nova, a arquiteta Ana Júlia, com novo conceito de joalheria e diversificação de produtos como semi-jóias, prata e relógios de marcas internacionais.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Domingos Carlos Carotti

Cidadão Benemérito

Edvaldo Bertipaglia

Biografia:  Nascido em Indaiatuba em 24 de outubro de 1945, Domingos Carlos Carotti é membro de família tradicional da cidade e neto de Antonio Modanesi, fundador da Biblioteca Municipal e, nos idos dos anos 20 do século passado, chefe da Light, a empresa que trouxe energia elétrica para a cidade. (Dado curioso: o disjuntor-geral de Indaiatuba ficava na sua casa). Por isso, Domingos sempre esteve envolvido com o assunto, a ponto de desde a adolescência trabalhar com fios e cabos elétricos e, depois de adulto, fundar a Carotti Eletricidade Industrial, tradicional fornecedora de equipamentos elétricos de Indaiatuba. Por sua empresa passaram muitas pessoas sem escolaridade ou formação profissional. Contratava-as e exigia como requisito que elas cursassem a escola e buscassem a alfabetização. Da mesma forma contratava pessoas envolvidas com drogas, incentivando-as a participarem de centros de ajuda e dando amparo às famílias. Domingos também atuou como líder na comunidade da Igreja Candelária e em diversas pastorais. É casado com Mariza Martins e pai de Sérgio, Simone, Sidney e Sandro.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Antonio Machado Rodrigues

Cidadão Indaiatubano

João de Souza Januba

Biografia:  Antonio Machado nasceu em 1939 na pequena cidade do Carmo da Mata, no sul de Minas Gerais. Mudou-se para Indaiatuba aos 23 anos já com vasta experiência como garçom, profissão que exerce até hoje. Primeiramente no Indaiatuba Clube e depois em restaurantes da cidade. No Imperial, onde serviu jogadores do Santos de Pelé. No Tuba’s serviu Tony Tornado, Gal Costa, Francisco Egídio, Moacir Franco e o ex-presidente Jânio Quadros. E foi também lá, e com a mesma maestria, que atendeu inúmeros presidentes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como D. Ivo Loscheiter e D. Agnelo Rossi, em suas vindas a Itaici. O Machado, como é conhecido, é um exemplo de dignidade, humildade e perseverança. É casado com Ana Ambiel e pai de Maria Wildegardes.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Gerson Luiz Vieira

Cidadão Indaiatubano

Prof. Luiz Carlos

Biografia:  Gerson Luiz Vieira nasceu em Santo André e mudou-se para Indaiatuba há 38 anos. É técnico em Desenho Mecânico, Bacharel em Teologia Eclesiástica e servidor público municipal. Atua em vários conselhos: no Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, no Conselho de Políticas sobre Drogas (onde exerceu a presidência por dois períodos), do Conselho do Idoso e do Conselho de Segurança Alimentar. É criador do programa do Sopão nas Ruas para moradores da periferia, idealizador do Projeto Atleta Nota 10, gestor social eclesiástico em igrejas evangélicas e instrutor de cursos profissionalizantes pela instituição Educandário Deus e a Natureza.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Sérgio Fernando Borsari

Cidadão Benemérito

Prof. Luiz Carlos

Biografia:  Sérgio Borsari nasceu em 7 de março de 1970 em Indaiatuba. É contador, empresário do ramo de contabilidade, casas lotéricas e empreendimentos imobiliários. Sempre atuou como parceiro de várias entidades, prestando serviços sem custo e auxiliando na organização e estruturação da ABI, Centro Espírita Zabeu Kalfmam, Casa da Mulher Anália Franco, Bolha de Sabão, Tatame Solidário e Ong Lance de 3.  Preside o Instituo Lógica do Bem, organização sem fins lucrativos criado para desenvolver projetos voltados à formação profissional de jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Sua empresa de assessoria, a Lógica contábil, atende mais de 800 empresas e conta com 120 colaboradores. É casado com Márcia e pai de Luiza Caroline, Carla Beatriz e Sérgio Fernando Borsari Júnior.

  

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Antonio Carlos Sanches e Sanches

Cidadão Indaiatubano

Arthur Spíndola

 Biografia:  Natural de Itu, Antonio Carlos Sanches e Sanches reside em Indaiatuba desde 1956. É contador, casado com Maria Auxiliadora e pai de João Victor. Como servidor municipal, assessora projetos educacionais e é o responsável pela gestão dos programas federais em Indaiatuba. Destacou-se sobremaneira na luta contra as enchentes no bairro Cidade Nova e, fazendo valer o exercício da cidadania e juntamente com a força popular, obteve conquistas importantes para a estrutura dos bairros.

 

HOMENAGEADO

COMENDA

AUTOR DO PROJETO

Espedito Nunes de Oliveira

Cidadão Indaiatubano

Hélio Ribeiro

Biografia:  Espedito Nunes de Oliveira é natural de Olivença, no interior do Estado de Alagoas, onde nasceu em 13 de março de 1945. É casado com Maria Tenório e pai de Cícera, Antonia e José Ailton. Vive há 47 anos em Indaiatuba, para onde veio fugindo da calamidade social causada pela prolongada seca registrada nos anos 70 em boa parte do Nordeste. Ao chegar aqui trabalhou como servente de pedreiro, pipoqueiro, operador de máquina na empresa Singer, depois na Cobrec e, há 28 anos, abriu o barzinho que mais difunde, em Indaiatuba, as maravilhas compostas como moda de viola. Cantador e violeiro das preciosidades da rica cultura caipira, Espedito Nunes é um homem cuja simplicidade e sabedoria encantam, ensinam e comovem.