Câmara empossa “vereadores” do projeto “Parlamento Jovem”

Estudantes da escola Maria Apparecida simularam uma sessão legislativa e apresentaram projetos

Boa parte dos alunos da escola estadual Maria Apparecida Pinto da Cunha, localizada no bairro das Nações, ocupou o plenário da Câmara Municipal, na manhã de terça-feira (3), para assistir à Solenidade de Posse dos colegas eleitos para vivenciarem a experiência de serem “vereadores por um dia”.

Após a posse e, em sessão simulada em que o formalismo do processo Legislativo é seguido à risca, os “vereadores” apresentaram indicações, moções, projetos de lei, debateram a pertinência das propostas e, por fim, votaram se favoráveis ou contrários aos projetos.

Esta verdadeira aula de democracia faz parte do “Projeto Parlamento Jovem”, programa instituído na Câmara Municipal no ano passado com o objetivo de transmitir aos estudantes de Indaiatuba noções de cidadania, participação popular, importância do Estado de Direito e o significado do Poder Legislativo como a legítima Casa do Povo.

“É quase como um aprendizado por imersão, no qual o aluno passa dias pensando, conversando e vivenciando situações reais sobre o processo democrático e os problemas da comunidade”, ressalta o presidente Hélio Ribeiro, idealizador e um dos mais entusiastas divulgadores do projeto Parlamento Jovem. “Quando vejo a expressão de contentamento dos adolescentes sinto que, talvez, este seja o projeto de minha autoria do qual mais me orgulhe”.

SESSÃO DE POSSE

A sessão solene começou com os vereadores reais apadrinhando os vereadores-jovens e encaminhando-os a seus assentos. Dessa forma, o presidente Hélio Ribeiro foi o encarregado de dar posse a Brenda Vicente da Silva, eleita vereadora pelos colegas e, em seguida, eleita presidente da Câmara do Parlamento Jovem. Os demais postos foram ocupados da mesma maneira.

Hélio Ribeiro disse que escreveu o seu discurso, a partir de pesquisa no Google sobre a juventude. “Fiz o que os estudantes fazem diariamente. E a pesquisa rendeu”. A seguir, disse que falaria sobre esperança e confiança na vida, “apesar de considerar que a vida dos jovens de hoje, em comparação com a dos jovens de ontem, ficou muito mais complicada, pois as transformações são mais rápidas e profundas. Não dá tempo para habituar-se a nada. São tempos fluidos”.

Mais à frente, Ribeiro disse que vê o “florescimento dos sentimentos de solidariedade, empatia, compaixão, religiosidade e amor ao próximo. E que a pobreza do mundo tem conserto. A ganância do mundo tem conserto. E quem pode consertá-los são os jovens imbuídos dos bons sentimentos, os que ainda não foram contaminados pelo olhar discriminador que separa quem tem mais de quem tem menos e de quem é mais claro de quem é mais escuro”.

O vereador Luiz Alberto Pereira (Cebolinha) recomendou aos jovens que amem, “que não tenham vergonha de dizer eu te amo às pessoas queridas”. Terminou lendo o poema “Todas as cartas de amor são ridículas”, de Fernando Pessoa, enfatizando o trecho que diz: “Mas, afinal, só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são ridículas”.

O vereador Ricardo França, outro entusiasta do projeto Parlamento Jovem, salientou a importância das boas ações. “Estamos todos interconectados: qualquer ato que fazemos ou deixamos de fazer ajuda ou prejudica uma outra pessoa”.

A diretora Dilma Aparecida de Jesus Claudio e Silva fez o discurso mais carregado de emoção. Disse o quanto ama a escola que dirige e todos os seus alunos.  Os estudantes retribuíram com gritos de “nós te amamos” e “você é a melhor diretora de escola do mundo”.

SIMULAÇÃO

De forma idêntica às sessões reais, a “primeira-secretária” Lívia Carolina Mader dos Santos leu as indicações, as moções e a ordem do dia. Houve até um projeto de lei que gerou discussão aprofundada: o que propõe o estabelecimento de aulas de Educação Financeira nas escolas de Indaiatuba, de autoria de Nicole Melissa Alves. Tanto a “vereadora” Nicole quanto a vereadora-jovem Manyra de Oliveira Mafra subiram à tribuna para defender seus pontos de vista.

Um outro momento exigiu que a presidente Brenda suspendesse a sessão. Foi quando o “vereador” Carlos Ricieri, ao defender seu projeto de lei propondo a instituição do Dia do Aprendizado sobre Acidente Vascular Cerebral, começou a chorar ao lembrar-se do avô que sofrera um AVC. Impossibilitado de continuar a explicar seu projeto, a estagiária Thaina Simão disse que o avô de Carlos sobreviveu e ainda se recupera do acidente vascular exatamente porque recebeu pronto atendimento médico. Coincidentemente, Carlos estava pesquisando sobre sintomas do AVC quando notou que o avô apresentava alguns dos sintomas descritos. “Carlos salvou o avô da morte ou de ficar com sequelas terríveis”, explicou a estagiária.

Impressionados com o caso, os vereadores Hélio Ribeiro e Adeílson Pereira (Figura) já solicitaram ao Departamento Jurídico da Câmara parecer sobre a possibilidade de reproduzir o projeto de Carlos Ricieri e, de verdade, instituir a data no município.

Conheça todos as proposituras apresentadas pelos vereadores-jovens no link https://www.indaiatuba.sp.leg.br/parlamentojovem/sessoes-simuladas/2019/e-e-profa-maria-apparecida-pinto-da-cunha