Câmara de Indaiatuba é vítima de Fake News

Post foi publicado nesta terça-feira (15) em página de qualificação ignorada

A Câmara Municipal de Indaiatuba foi vítima hoje (15) de uma Fake News publicada em rede social pela página de qualificação ignorada denominada “INDAIATUBANOS’. No post publicado no Facebook às 13h desta terça-feira (15), a página afirma que “METADE DOS VEREADORES ABANDONAM SESSÃO QUE DISCUTIRIA CPI DA SAÚDE”. A Câmara de Indaiatuba vem a público informar que a referida sessão transcorreu normalmente, de acordo com a pauta do dia divulgada com antecedência e que parte dos vereadores deixou o Plenário apenas na “Palavra Livre”, conforme permite norma regimental.

Na parte de Expediente e Ordem do Dia, todos os vereadores permaneceram em Plenário, como mostram as filmagens disponibilizadas no Facebook oficial da Câmara.

Fake News é crime

Fake News significa “notícia falsa”, que não tem autoria declarada, fonte, data ou veracidade, e que se replica rapidamente na internet de maneira irresponsável, com a intenção de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações, de prejudicar alguém e até contribuir para uma tragédia. Dependendo do caso, o ato de produzir ou compartilhar notícias falsas, pode ser caracterizado como calúnia, injúria ou difamação.