Câmara aprova financiamento externo para programa de universalização do saneamento

Indaiatuba recebeu a autorização do Ministério da Economia há um ano para contratar operação, que tem o aval da União

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

A Câmara aprovou segunda-feira (14) autorização para que o município realize operação de crédito externo para obras de saneamento básico, visando à sua universalização, e de ampliação da capacidade de captação, tratamento e de distribuição de água tratada.
Em dezembro de 2019, por meio da Comissão de Financiamentos Externos da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, a União aceitou ser a avalista da operação, e a Prefeitura concordou em ceder parte de suas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como garantia do pagamento das parcelas do empréstimo.
A mensagem legislativa do projeto destaca que “sua intenção é aperfeiçoar constantemente a infraestrutura do município em consonância com princípios de sustentabilidade, promovendo o saneamento e o meio ambiente às necessidades impostas pelo processo de desenvolvimento econômico vivenciado por Indaiatuba nos últimos anos”.

DESPEDIDAS

A sessão de segunda-feira, a última da legislatura que termina em 31 de dezembro, também foi marcada pelos discursos de despedida de alguns vereadores.
Luiz Alberto Cebolinha lembrou que cumpriu seis mandatos de vereador e que “a única palavra que resume este período é gratidão, só gratidão”.
João de Souza (Januba) afirmou que se sente “muito feliz por ter participado destes quatro anos em que Indaiatuba se desenvolveu de forma muito clara”.
Massao Kanesaki agradeceu ao povo do município pelos oito anos (dois mandatos consecutivos) como vereador. “Foram anos de muito trabalho, e tenho certeza de que os próximos vereadores, pessoas boas, terão a sabedoria para fazer com que a cidade se mantenha em franco crescimento”.
Edvaldo Bertipaglia, que não concorreu à reeleição, disse que sente “enorme respeito por todos”, e que nestes quatro anos alcançou a convicção de que o que move os vereadores são as boas intenções.
Antes de encerrar a sessão, Hélio Ribeiro afirmou que estes foram “quatro anos excepcionais, em que as coisas aconteceram dentro da normalidade”, e se dirigindo aos não-reeleitos declarou: “Vocês representaram a cidade da melhor forma possível. Foram importantes e continuarão sendo”.