Autismo foi tema de palestra na Câmara

Durante duas horas, a palestrante falou a pais e a mães sobre aspectos sensoriais do transtorno

O plenarinho da Câmara Municipal ficou lotado ontem à noite, dia 1°, para ouvir a terapeuta ocupacional Andrea Schafers Delgado falar sobre o Aspecto Sensorial em Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De forma didática e por mais de duas horas, a terapeuta passou inúmeros dados teóricos e narrou casos de sua prática de 12 anos, sobretudo com crianças com TEA, para a plateia formada por profissionais das áreas de saúde e de educação, além de por dezenas de pais e de mães de pessoas portadoras do transtorno.
De acordo com a terapeuta, a cada ano o número de casos aumenta em todo o País. Atualmente, é diagnosticada com TEA 1 criança para cada 59. Nos anos 80, era 1 caso para cada 78.
O presidente da Câmara Hélio Ribeiro, autor de leis que beneficiam os autistas e seus pais, também assistiu à palestra. “Tenho certeza de que quem esteve aqui saiu satisfeito pela qualidade e importância das informações passadas pela Andrea Schafers, que conhece como poucos como diagnosticar e como tratar pessoas com autismo”, afirmou o vereador.
Indagada sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário M-Chat nas Unidades Básicas de Saúde do município, lei de autoria dos vereadores Arthur Spindola, Ricardo França e de Hélio Ribeiro, a terapeuta ocupacional respondeu que “é importantíssimo que o diagnóstico se dê o mais cedo possível para que o início do tratamento também ocorra o quanto antes. Para tanto, a aplicação do questionário M-Chat nos postos é fundamental”.