Alunos do SESI visitam a Câmara em encerramento de curso sobre política

Acompanhados do professor Gentil Gonçales Filho, os adolescentes também foram ao Fórum e à Prefeitura

21/06/2023

Os estudantes do Ensino Médio Lucas Pereira Schneider, Eduarda Oliveira Silva, Luisa Xavier Ortega, Amanda Letícia e Caio Machado de Oliveira, da escola do SESI, visitaram nesta segunda (19) a Câmara Municipal. Eles estiveram no gabinete do vereador Sérgio Teixeira e no plenário da Casa.

A visita fez parte da aula de encerramento do curso “Poder, Política e Cotidiano” ministrado pelo professor Gentil Gonçales Filho.

Antes de conhecerem a sede do Poder Legislativo, os adolescentes visitaram o Fórum (sede do Poder Judiciário) e a Prefeitura (sede do Poder Executivo). “Esta é a divisão tripartite preconizada pelo filósofo Montesquieu, com os três poderes funcionando de maneira independente, mas harmônicos entre si”, comentou Gentil.

No curso, além de noções sobre o pensamento de Montesquieu, foram transmitidos ensinamentos sobre outros pensadores clássicos como Weber, Maquiavel e Rousseau. “O objetivo do curso foi despertar o interesse dos jovens sobre a política e sobre o impacto direto que as decisões políticas, boas ou más, exercem sobre o cotidiano de todos”, afirmou o professor.

No gabinete do vereador Sérgio Teixeira, Gentil e o assessor parlamentar Alex Ventrici expuseram aos jovens noções sobre o funcionamento do Legislativo, as atribuições dos parlamentares, a tramitação das propostas e a elaboração das leis municipais.

Em verdadeira aula em que há a associação de teoria e prática, no exato momento em que o professor estava discorrendo sobre empoderamento feminino e igualdade de direitos entre homem e mulher, a vereadora Silene Carvalini entrou no gabinete do colega e cumprimentou os estudantes.

"Depois de 164 anos com mais de 100 homens e nenhuma mulher na presidência, ocorreu um fato marcante na semana passada: pela primeira vez na história da Câmara de Indaiatuba uma mulher presidiu uma sessão plenária. E esta mulher é precisamente a Silene Carvalini, a vereadora que está ao lado de vocês”, disse.

Visita Sesi 1 - 20-06-2023

registrado em: fixa