Alunos do Dom José participam da 2ª edição do Parlamento Jovem

Vereadores-Jovens participaram quinta-feira (17) da sessão simulada, realizada no Plenário

A Câmara de Indaiatuba realizou na noite de quinta-feira (17) a 2ª cerimônia de posse, seguida de Sessão Solene Simulada, do Parlamento Jovem de Indaiatuba. Doze alunos da E.E. Dom José de Camargo Barros participaram do evento, realizado no Plenário da Câmara, e que contou com as presenças de pais, professores e demais alunos da escola. Cada Vereador-Jovem foi conduzido ao local pelos vereadores da Casa. A sessão contou com uma pauta de discussão, que incluiu quatro projetos na Ordem do Dia.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, que falou sobre cidadania e democracia. “Que vocês nunca esqueçam essa experiência e que essa data fique marcada, não apenas na história desta Câmara, mas que, no futuro, essa noite marque a história de cada um de vocês e do nosso Município”.

Participaram da Sessão Simulada do Parlamento Jovem, os vereadores Luiz Carlos Chiaparine, Edvaldo Bertipaglia, Luiz Alberto Pereira (Cebolinha), Adeílson Pereira (Figura), Jorge Luis Lepinsk (Pepo), Silene Carvalini, Ricardo França, Alexandre Peres, João de Souza Neto (Januba) e os representantes do vereador Arthur Spíndola e Massao Kanesaki.

A sessão simulada foi comandada pelos seguintes vereadores-jovens Renan Wender B. Carlos (Presidente-Jovem), Isabely Vitória da Silva (Vice-Presidente-Jovem), Marcela Michel Cândido da Silva (1ª Secretária-Jovem), Juan Nícolas Martins Telles da Silva (2º Secretário-Jovem) e pelos vereadores-jovens Emilly Cristine Lima, Giovana Lima Spigariol, Thalys Brandolim Calixto, Jackson de Oliveira, Alessandra Alves, Letícia Andrade de Oliveira Rocco, Ananda Santos, Stephany Marques Moretto e os suplentes Geovana Araújo, Yasmin Oliveira, Henrique Eulâmpio Rocha, Leandro Ventura de Oliveira e Sabrina Michelli Santos Cézar.

Durante a sessão simulada, os estudantes debateram oito indicações e uma Moção. Eles também votaram e aprovaram por unanimidade, quatro projetos de lei, constantes da ordem do Dia. Tosos os vereadores-jovens foram diplomados. A próxima Sessão Solene Simulada do Parlamento Jovem acontece dia 29 de maio, no Plenário da Câmara, com alunos da EE Prof. Camilo Marques Paula.

Confira abaixo, a pauta da 2ª Sessão do Parlamento Jovem

Indicação nº 01/2018 do Vereador Jovem Leonardo Ventura de Oliveira – implantar bueiros inteligentes nas vias públicas de Indaiatuba, principalmente nos bairros que sofrem com enchente.

Indicação nº 02/2018 da Vereadora Jovem Marcela Michel Cândido da Silva – disponibilizar mais computadores para as escolas.

Indicação nº 03/2018 da Vereadora Jovem Marcela Michel Cândido da Silva – providenciar a revitalização e manutenção das praças da cidade.

Indicação nº 04/2018 da Vereadora Jovem Giovana Lima Spigariol – providenciar melhorias nos hospitais, como contratação de mais funcionários, compra de novos equipamentos e reforma do prédio, beneficiando a qualidade do atendimento prestado à população.

Indicação nº 05/2018 do Vereador Jackson de Oliveira – realizar o plantio de árvores nas calçadas das escolas públicas e privadas da cidade.

Indicação nº 06/2018 da Vereadora Jovem Isabely Vitória da Silva – aumentar a fiscalização dos estabelecimentos em relação à acessibilidade.

Indicação nº 07/2018 da Vereadora Jovem Emilly Cristine Andrade Lima – aumentar o número de escolas de período integral na cidade.

Indicação nº 08/2018 da Vereadora Jovem Stephany Marques Moretto – disponibilizar comedouros e bebedouros para animais de rua em vários pontos da cidade.

Moção nº 01/2018 do Vereador Jovem Jackson de Oliveira – congratulações à empresa Toyota, a FIEC e ao Instituto Mendes Gomes pela realização de projetos de reflorestamento.

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei nº 01/2018 do Vereador Jovem Renan Wender B. Carlos – Cria a Escola Bílingue, por meio da utilização de salas inativas de escolas, para aprendizagem de LIBRAS, e dá outras providências. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Projeto de Lei nº 02/2018 do Vereador Jovem Jackson de Oliveira – Institui a Semana de Incentivo ao Plantio Urbano. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)

Projeto de Lei nº 03/2018 da Vereadora Jovem Letícia Andrade de Oliveira Rocco – Institui a gratuidade de estacionamento para pessoas com deficiência. VOTAÇÃO ÚNICA (SIMPLES)