3ª edição do Parlamento Jovem acontece nessa terça-feira (19)

Alunos da EE Prof. Camilo Marques Paula farão parte da Sessão Solene Simulada que será realizada no Plenário da Câmara

Os alunos eleitos para o Parlamento Jovem de Indaiatuba da EE Prof. Camilo Marques Paula tomam posse nessa terça-feira (19), durante a Sessão Solene Simulada, que acontece às 19h30 no Plenário da Câmara Municipal de Indaiatuba.

A 3ª edição do Parlamento Jovem conta com a participação de doze estudantes que foram eleitos pelos estudantes.  Cada uma das salas de aula escolheu seu vereador, através das propostas de melhoria para o Município que cada estudante apresentou. Também foram eleitos os vereadores suplentes.

Na oportunidade, os alunos serão vereadores por um dia, num projeto voltado para a cidadania e instituído através da Resolução n.° 71/2018.

A ideia é que os alunos vivenciem o processo democrático, mediante participação em uma sessão parlamentar na Câmara Municipal de Indaiatuba, em que possam apresentar projetos de Lei/Resolução/Decreto, Requerimentos, Moções, Indicações ou Emendas, baseados em questões reais da comunidade em que vivem, ampliando a compreensão e o conhecimento que eles têm sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade.

“É uma honra para essa Casa chegar na 3ª edição do Parlamento Jovem. Esperamos que todos se envolvam nesse projeto: pais, professores, educadores, alunos e comunidade; o projeto é voltado para a cidadania, para o futuro e para aquilo que esperamos desse futuro”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Hélio Ribeiro.

Parlamento Jovem

O projeto conta ainda com uma cartilha que pode ser baixada pelo site da Câmara, e que explica como participar do Parlamento Jovem. A cartilha, que será distribuída nas unidades escolares, especifica, entre outras coisas, os objetivos do projeto: que cada vez mais as pessoas façam uso do voto consciente; que essas pessoas acompanhem e fiscalizem os trabalhos dos vereadores e as sessões de Câmara; e que o projeto sirva para o aprimoramento das composições futuras da Câmara de Indaiatuba, com a eleição de vereadores cada vez mais qualificados para exercer suas funções.

 

Alunos participantes da EE Prof. Camilo Marques Paula:

Mesa Diretora

Vitória Gomes Ferreira Bento - Presidente

João Costa Neto  – Vice-Presidente

Sara Ferreira – 1ª Secretária

Juliano Morh Amaral – 2º Secretário

 

Vereadores e vereadoras

Júlia Martins Fina

Renato Dias Pereira Soares Filho

Geovana de Farias Gomes

Vinicius Alves Bessa

Maria Eduarda Alves Santana

Bruna Ribeiro de Souza

Michelly Cristina dos Santos Conti

Luis Filipe Lourenço Requena

 

Suplentes

Thalyse Caroline Aparecida Pereira

Raquel dos Santos Oliveira