Fórum na Câmara debate violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes

Evento reuniu autoridades, representantes de Conselhos, educadores e diversas pessoas que convivem com crianças e adolescentes
13084.jpgO presidente da Câmara de Indaiatuba, Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira e os vereadores Maurício Baroni, Carlos Alberto Rezende Lopes (Linho) e Hélio Alves Ribeiro abriram na quarta-feira (29), pela manhã, o “IV Fórum de Prevenção e Combate À Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Indaiatuba”. A programação do evento inclui debates, palestras, apresentações de crianças e adolescentes; entre outras atividades, até às 13h e ocorre no Plenário da Câmara.

O Fórum, que ocorre pelo 4º ano consecutivo, é baseado na Lei do vereador Hélio Ribeiro e conta com as presenças da presidente do CMDCA Noêmia Giatti Roncatto e palestras do pediatra Dr. José Martins Filho e da Assistente Social Lúcia Fialho Cronemberger.

Também participaram do eventos o Secretário Municipal da Família e do Bem Estar Social. Luiz Henrique Furlan e a secretária de Educação Rita de Cássia Trasferetti.

A Casa permaneceu lotada, recebendo lideranças de vários Municípios e membros de diversos Conselhos ligados à crianças e adolescentes.

“A violência acontece todos os dias e muitas vezes nem ficamos sabendo porque pouquíssimos casos são denunciados; a importância deste Fórum se dá em função de balizar o trabalho de todos vocês, que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de identificar esses casos, apoiar essas crianças e amparar essas famílias”, lembrou Hélio, autor da Lei que deu origem aos debates.

O presidente da Câmara Cebolinha, elogiou o trabalho do vereador Hélio, parabenizou todas as autoridades participantes, falou sobre a importância das palestras reservadas para a data, destacou o trabalho de Noêmia Giatti Roncato, presidente do CMDCA, e explicou o trabalho do Legislador.

“No Brasil, o Legislador é, por vezes, muito criticado por fazer Leis; mas se compararmos a países que têm séculos de história, somos muito jovens; é neste sentido que digo que, é claro, não precisaríamos fazer uma Lei para dizer que não se pode maltratar uma criança; parece uma coisa muito óbvia, mas no Brasil nós precisamos deste tipo de Lei; parabéns pelo trabalho de vocês; pela liderança de dona Noêmia, pela lei do vereador Hélio e pelo trabalho de todos vocês para com as crianças e adolescentes deste Município”, disse Cebolinha.

Foto: Rose Parra/Mariane Mattioni – ACS-PMI
Texto: Simone Santos - ACS/CMI