25 anos dos Escoteiros Indaiá são comemorados na Câmara

Mais de 2 mil jovens já foram formados pelo grupo com base nos princípios da lealdade e do companheirismo

O plenário da Câmara Municipal recebeu na noite de ontem (29) o evento de celebração do Jubileu de Prata do Grupo Escoteiros Indaiá, em cerimônia repleta de emoção, recordações e valorização dos sentimentos de reconhecimento e gratidão.

O presidente da Câmara Hélio Ribeiro e o vereador Adeílson Pereira (Figura) participaram da cerimônia e também foram homenageados, juntamente com os prefeitos Nilson Gaspar, de Indaiatuba, e Maurício Baroni, de Elias Fausto.

A data oficial da formação do grupo é 28 de agosto de 1994 e teve como membros fundadores os escoteiros Marlene Aguilera, Gentil Scarton e Maristella Bernadinetti Calonga. Gentil Scarton mantem-se atuante e, mesmo com a mobilidade reduzida, esteve presente e recebeu cumprimentos das autoridades. Nilson Gaspar e Maurício Baroni destacaram o empenho de décadas do Sr. Gentil para conseguir cultivar e fazer o plantio de mudas de palmeiras indaiá, a árvore símbolo de Indaiatuba e dos escoteiros do município. “E todos sabemos o quão difícil é o cultivo artificial da nossa palmeira”, ressaltou Gaspar, que também é graduado em Agronomia.

LOBINHOS E PARLAMENTO JOVEM

O Grupo Indaiá conta atualmente com 130 membros e, ao longo destes 25 anos, formou mais de 2 mil jovens dentro dos princípios da lealdade, da honra, da disciplina e do companheirismo, expressos no lema “Sempre Alerta” para ajudar o próximo e para praticar diariamente uma boa ação. Atualmente é presidido pelo escoteiro Márcio Pereira.

O presidente Hélio Ribeiro elogiou os princípios do escotismo na formação do caráter das crianças e dos jovens. “Quem tem a personalidade forjada na disciplina, no amor e na solidariedade será sempre uma pessoa do bem e com a base necessária para prosperar na vida e contribuir com a Nação. Os lobinhos do Grupo Indaiá são abençoados e por certo têm um futuro brilhante pela frente”.

E ressaltou a semelhança entre os lobinhos com os estudantes que fazem parte do Projeto Parlamento Jovem da Câmara: “Receber a orientação dos mais velhos, privilegiar o aprendizado, debater ideias, fazer propostas, pensar na família e na comunidade são ensinamentos que ficam e que fazem a diferença na vida das pessoas e onde se vive, e é isto que vocês fazem com dedicação incomum e que também tentamos transmitir no Projeto Parlamento Jovem”.

O vereador Figura, que na sessão de segunda-feira apresentara moção de congratulações ao Grupo Indaiá pelos seus 25 anos, salientou a importância do trabalho desenvolvido pelos escoteiros e completou: “A juventude é o futuro do Brasil. Parabéns a este Grupo formidável.