“Vereadores” da escola Maria Apparecida tomam posse dia 3 de setembro na Câmara

Alunos da escola do Parque das Nações escolheram seus representantes para o Parlamento Jovem

Muito provavelmente a próxima terça-feira, 3 de setembro, será um dos dias mais emocionantes da vida de 12 alunos da escola estadual Maria Apparecida Pinto da Cunha. Isto porque, nesse dia, no plenário da Câmara Municipal, eles tomarão posse em Sessão Solene, com todo o aparato e rígido protocolo adequados à ocasião, como “vereadores” por um dia.  Mais importante: viverão esse momento especial porque foram eleitos, após processo de amplo debate democrático, pelos demais alunos como seus representantes ao Projeto Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem foi instituído em março do ano passado com o objetivo de transmitir aos estudantes a oportunidade de vivenciarem situações corriqueiras aos vereadores, como a observação de problemas da comunidade para a elaboração de proposituras, a defesa delas em debates com os pares (momento no qual a consistência dos argumentos é fundamental) e a sistemática de votação.

Para isso, os estudantes receberam informações dos próprios vereadores sobre as atribuições e responsabilidades dos membros do Poder Legislativo e foram esclarecidos sobre as diferenças entre projetos de leis, indicações e moções. Munidos desses conhecimentos, desde a eleição realizada na escola no começo de agosto, os jovens eleitos passaram dias elaborando propostas que serão apresentadas, apreciadas e votadas também na terça-feira, após a solenidade de posse, em sessão simulada.

A CERIMÔNIA

O cerimonial da Sessão Solene já está pronto e prevê que cada vereador conduzirá um vereador-jovem à sua cadeira no Plenário. Os quatro integrantes da mesa, também eleitos pelos estudantes, serão conduzidos pelos titulares dos cargos. Assim, o presidente Hélio Ribeiro terá a honra e a prerrogativa de encaminhar a jovem Brenda Vicente da Silva, eleita presidente na eleição estudantil, ao assento mais alto da Câmara. O mesmo se dará com o 1º secretário Edvaldo Bertipaglia com a jovem Lívia Carolina Mader dos Santos. O vice-presidente Massao Kanesaki conduzirá o vice Guilherme Augusto Aparecido Miranda Arcanjo, e o 2ºsecretário da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, levará à sua cadeira o jovem 2º secretário Gabriel Henrique Santos.

A condução dos demais 8 “vereadores” já foi definida: o jovem Nicolas Silva Saltão será acompanhado por Adeílson Pereira da Silva (Figura); Julia Romani Barreta por Alexandre Peres; Pamella Manzano dos Santos por Luiz Alberto Pereira Cebolinha); João Pedro Llaves por João de Souza Neto Januba); Leonardo Bonfá Schroeder pelo Professor Luiz Carlos; Ana Paula Marciano Aquino por Ricardo França; Henrique Eduardo Cavinagui por Silene Carvalini e Eduardo Felipe Ladeira Sela por Arthur Spindola.

Os estudantes da escola Maria Apparecida Pinto da Cunha, localizada no bairro das Nações e comandada com competência e dedicação pela diretora Dilma Aparecida de Jesus Cláudio da Silva, também escolheram os “suplentes de vereadores” Guilherme Armelin de Souza, Manyra de Oliveira Abdo Mafra, Evelyn Fernandes Pereira, Rayanna Carolina de Oliveira Duran, Bruno Leonardo Budia Machado, Pedro Santos de Oliveira e Fabrício Henrique Gosse.

A Sessão Solene de Posse do Parlamento Jovem é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela rede social Facebook, na página oficial da Câmara de Indaiatuba. A sessão terá início às 8h30 de terça-feira, dia 3.