“Vereadores-jovens” da escola Suely Cação priorizaram propostas sobre solidariedade

Estudantes da escola do Jardim Colonial lotaram plenário da Câmara quinta-feira, dia 17

O plenário da Câmara Municipal ficou lotado quinta-feira (17) ao receber os estudantes da escola Sueli Maria Cação Ambiel Batista para mais uma sessão do Parlamento Jovem. Ao tomarem posse, os 12 “vereadores-jovens” da escola do bairro Jardim Colonial deixaram claro, no decorrer da sessão simulada, que o assunto de seu maior interesse é a solidariedade em suas diversas formas.

Para se ter uma ideia, o vereador-jovem Wellington Tavares sugeriu a instituição da Semana do Respeito ao Próximo, e Leonardo Henrique de Oliveira propôs a criação da Semana da Valorização Animal. Uma Semana de Conscientização sobre a Importância da Doação de Órgãos foi a proposta da vereadora-jovem Maria Gabriela de Souza. Já a sugestão da Anita de Oliveira de Souza consistiu na inclusão da “Semana de Preservação e Valorização da Vida” no Calendário Oficial do Município. O objetivo dessa proposta é a de que, por meio de psicólogos atuando nas escolas, sejam diagnosticados os estudantes com depressão ou ansiedade e tratá-los. “Há uma epidemia de depressão e ansiedade entre os jovens. A nossa cabeça é uma confusão só”, afirmou Anita.

SESSÃO SOLENE

Os vereadores Arthur Spíndola, Silene Carvalini, Ricardo França e Jorge Luis Lepinsk participaram da sessão solene de posse dos vereadores-jovens. Na ausência do presidente da Câmara, Hélio Ribeiro, a sessão foi presidida pelo vereador e líder do governo, Luiz Alberto Cebolinha.

Ao discursar, Cebolinha disse que “a juventude é um estado de espírito dos que sabem amar, independentemente da idade que tenham, e dos que sabem que a tão necessária mudança não está nas coisas, mas nas pessoas”.

A diretora da escola, Luciana Alves Sanchon, e a coordenadora pedagógica Rosimeire Verga também participaram do ato de posse dos 12 “vereadores” eleitos: Giovana Fernandes Macedo (presidente), Anita de Oliveira Santos (1ª secretária), Igor Miguel Lipa Aristides (1º vice-presidente), Laysa Fernanda Almeida (2ª secretária), Wellington Tavares Galvão, Maria Fernanda do Nascimento, Fabrício Malissi Alves de Arruda, Maria Gabriele de Souza, Mayumi Brito da Silva, Leonardo Henrique de Oliveira e Beatriz Gisele de Jesus.

Ao final da sessão, a sensação de ter vivenciado a experiência de ser “vereador por um dia” foi sintetizado pela presidente Giovana Fernandes: “Gratidão é a palavra que fica”.

PRÓXIMA SESSÃO

A próxima sessão do Parlamento Jovem acontecerá no próximo dia 31. Desta vez com os estudantes da escola estadual Camilo Marques Paula, do bairro Vila Brizola.