Bruno Ganem organiza 1ª Reunião do Código Verde

No último dia 10/03 o vereador Bruno Ganem promoveu no Plenarinho da Câmara Municipal um debate sobre as deficiências na área ambiental em Indaiatuba e ficou clara a falta de informação da população em relação aos projetos que estão em andamento nesta área. O evento teve a participação de cerca de 40 pessoas, incluindo os Secretários Nilson Alcides Gaspar (SEMURB), Jane Ferreti (Educação), o vereador Hélio Ribeiro, o Diretor de Comunicação do SAAE (Sérgio Mateus), a Secretaria-assistente da Sabes (Rubneide Fernandes), além de diversos especialistas na área ambiental.

Foi consenso na reunião de que as diretrizes da Agenda 21 ainda são muito distantes daquilo que o município pode debater no curto-prazo, sendo preferível a adoção das diretrizes do "Município Verde". Define-se assim a seguinte agenda de trabalho:

10/03: Reunião de abertura e planejamento do Código Verde 24/03: Prestação de Contas Ambiental de Indaiatuba e criação das Comissões de trabalho do "Município Verde". Serão criadas três comissões, que repartirão cada uma das 10 diretivas do Município Verde. Abril: Início dos trabalhos das comissões.

As 10 diretivas ambientais do Município Verde são as seguintes: (Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente)

1. Esgoto Tratado Realizar a despoluição dos dejetos em 100% até o ano de 2010, ou, sendo financeiramente inviável, firmar um termo de compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comprometendo-se a efetivar o serviço até o final de 2014.

2. Lixo Mínimo Eliminar até 2010 os lixões a céu aberto, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem do lixo no município.

3. Mata Ciliar Auxiliar o governo na recuperação das matas protetoras dos córregos e das nascentes d’água.

4. Arborização urbana Aprimorar as áreas verdes municipais, diversificando a utilização das espécies plantadas, visando atingir 12 m² por habitante.

5. Educação ambiental Implementar um programa de educação ambiental na rede de ensino municipal, promovendo a conscientização da população a respeito dos problemas ecológicos.

6. Habitação sustentável Definir critérios de sustentabilidade na expedição de alvarás da construção civil, restringindo o uso de madeira da Amazônia e favorecendo tecnologias de economia de água e energia fóssil.

7. Uso da água Implantar um programa municipal contra o desperdício de água.

8. Poluição do ar Auxiliar o governo no combate da poluição atmosférica, especialmente no controle da fumaça preta dos ônibus e caminhões a diesel.

9. Estrutura ambiental Criar um Departamento ou Secretaria municipal de meio ambiente.

10. Conselho de Meio Ambiente Constituir órgão de participação da sociedade, envolvendo a comunidade local na agenda ambiental.

Foto: Divulgação
Texto: Ana Paula Lieb