Vereador Osmar Bastos participa de seletiva de encontros realizados pela Uvesp

ImagensVereador Osmar Bastos participa de seletiva de encontros realizados pela Uvesp – União dos Vereadores do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

A idéia principal da realização destes seminários é a difusão das “50 idéias de projetos de leis” em favor do meio ambiente, idéias estas relacionadas em uma cartilha e distribuída aos vereadores participantes do evento. Segundo o presidente da Uvesp – às idéias de leis apresentadas na cartilha são constitucionais, cuja origem pode se dar no Poder Legislativo. A cartilha – afirma – foi revisada por técnicos da Secretaria, especialistas na matéria e analisadas por juristas convidados pela entidade municipalista.

O Secretário Xico Graziano, na oportunidade apresentou o projeto Município Verde, elaborado pela Secretária do Meio Ambiente do Estado, e chamou a atenção dos vereadores presentes para as seguintes questões ambientais importantes e relevantes: Saneamento básico e destino do lixo: proteção do patrimônio histórico, cultural e paisagístico: obrigar as indústrias a instalar equipamentos antipoluidores: formação de consórcios intermunicipais: tratamento específico para áreas costeiras, de mananciais, de várzeas, entre outros: criação de mecanismos formais e informais de promoção da educação ambiental e da conscientização públicas: criação de conselhos municipais e comissões permanentes nas câmaras de proteção ambiental, educação ambiental com ações diretas com a sociedade civil organizada.

Segundo o vereador Osmar Bastos, a idéia principal é conscientizar o vereador de seu papel fundamental para que o município possa legislar rapidamente na preservação do ambiente, uma vez que toda a comunidade tem sofrido os impactos da má preservação de nossas matas, rios, nascentes e outros. A Câmara tem o poder de legislar sobre essa matéria, tem instrumentos para trabalhar e conhece o ponto de partida, tudo que se fizer, mesmo que aparentemente seja pouco, ou à vista de muitos irrelevante, terá um grande resultado no futuro, mas temos que começar hoje, afinal o Meio Ambiente Também é responsabilidade do poder Legislativo. Conclui o vereador. O vereador esteve presente nos seminários realizados na cidade de Itú e ainda São José dos Campos, onde visitou também a Câmara Municipal conhecendo sua estrutura e buscando projetos que possam ser importância para a cidade de Indaiatuba. Na oportunidade o vereador foi recepcionado pelo atual presidente da Câmara Alexandre da Farmácia PR.

Foto: Divulgação
Texto: Da assessoria do vereador