‘Pelé Pintor’ receberá título benemérito de Dr. Túlio

ImagensO vereador Dr. Túlio José Tomass do Couto (PPS) irá homenagear na Sessão Solene que a Câmara Municipal de Indaiatuba realiza no dia 8 de dezembro, às 19h, o Sr. José Carlos Nascimento, mais conhecido como ‘Pelé Pintor’, com o Título Honorífico de Cidadão Benemérito ‘Dr. Caio da Costa Sampaio’.

O título de cidadão benemérito é concedido às personalidades naturais de Indaiatuba que se destacam no desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo; que contribuíram para a fundação ou manutenção de instituições julgadas de utilidade pública e que prestam serviços gratuitos à população; ou tenham contribuído para o progresso e desenvolvimento do município no setor das ciências, educação, artes, esporte, administração, indústria e comércio.

Histórico
Há mais de 47 anos José Carlos Nascimento mais conhecido como Pelé Pintor exerce a profissão de pintor, iniciou o ofício aos 14 anos de idade como ajudante de pintor seguindo os conselhos do pai o Sr. Julio.

Eduardo Martins, João Pereira e Mário Gil foram as pessoas que ensinaram o ofício ao jovem José Carlos que relembra não haver naquele tempo tinta látex, apenas caiação o que tornava a pintura extremamente artesanal exigindo assim mais habilidade do profissional.

Um dos maiores orgulhos que teve ao longo da profissão é a pintura da Igreja Matriz e das igrejas São Dimas, São Benedito, Aparecidinha, Santa Rita entre outras igrejas na cidade, nunca visando lucro e sim a colaboração com a sociedade, além disso, desenvolve em várias igrejas um trabalho voluntário mostrando a sua preocupação com o próximo.

Nascido e criado em Indaiatuba José Carlos cultivou diversas amizades ao longo dos anos, uma dessas grandes amizades foi com o saudoso Sr Rafael Fantelli, que fez diversas doações de materiais para a construção da sede da CONI - Comunidade Negra de Indaiatuba da qual José Carlos foi peça chave para sua fundação há mais de 23 anos. Além disso, auxilia diversas entidades assistenciais como a Casa do Caminho que atende crianças e adolescentes carentes, atuando em Indaiatuba há mais de 20 anos.

José Carlos sempre esteve envolvido diretamente em diversas ações sociais na cidade, inclusive tirando muitas vezes dinheiro do próprio bolso. Ajudou a criar na CONI o auxílio mãe carente, que ajudava gestantes carentes que não tinham condições de comprar o enxoval.

Nos eventos que organizava na CONI a entrada era um quilo de alimento que após serem devidamente separados eram entregues as famílias carentes e entidades assistenciais da cidade.

No Lar de Velhos Emanuel ajuda até hoje de diferentes formas, não apenas ajudando financeiramente ou com doações de cestas básicas mas também com visitas frequentes ao local, pois acredita que o calor humano e esse contato direto com pessoas faz sim muita diferença para uma sociedade mais justa e digna.

Seus pais o Sr Julio Nascimento e Dona Thereza fora um dos primeiros moradores do Bairro Vila Avaí, além de José Carlos tiveram outros oito filhos, todos criados no mesmo bairro. Dona Thereza era muito conhecida na época, pois além dos trabalhos habituais de casa também era uma benzedeira tradicional da nossa cidade, sendo procurada por pessoas até de fora da cidade.

Na área esportiva defendeu por diversas vezes a seleção de Indaiatuba, além de vestir a camisa do Esporte Clube União Vila Avaí por mais de 20 anos, conquistando títulos importantes no Campeonato Amador, Veterano e na Várzea, inclusive na época em que serviu o quartel foi campeão invicto da Bateria de 1° BO.

Hoje emprega mais de 27 profissionais na área de pintura e mesmo profissionais qualificados ao lado faz questão de exercer a profissão.

Exercendo a profissão há tanto tempo José Carlos proporcionou fatos curiosos como a pintura das casas de três gerações da mesma família em Indaiatuba.

José Carlos tem orgulho de participar dos sonhos de várias pessoas, pois na sua visão a construção da casa própria é a realização de um sonho. A escolha da cor da pintura da casa influencia não apenas no visual, mas também no astral da casa, podendo tornar o ambiente mais leve e mais alegre.
Para José Carlos a pintura é viver e viver é pintar.

Foto: Arquivo pessoal
Texto: Heloisa Pinhatelli da Silva Santaliestra-ACS/CMI