Violência contra a mulher é tema da 7ª sessão ordinária da RMC

Encontro presidido por Pepo Lepinsk contou com as presenças de Silene Carvalini, Índio da 12 e autoridades da região

01/09/2023

“É preciso derrubar todas as barreiras que impedem uma mulher de formalizar uma denúncia de violência”, aponta a responsável pelas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) na região, a delegada Maria Helena Taranto Joia.

Presente à 7ª reunião ordinária do Parlamento da RMC, presidida pelo vereador Pepo Lepinsk (Indaiatuba) e ocorrida na manhã de hoje (1º) em Americana, a delegada foi a palestrante do evento, que também reuniu presidentes de Câmara e vereadores dos 20 municípios que fazem parte do colegiado.

O tema “Violência contra a mulher: o que os municípios precisam fazer para ampliar o socorro” foi proposto pela vereadora de Indaiatuba e presidente da Comissão de Defesa e Proteção à Mulher da RMC, Silene Carvalini, que no encontro dessa sexta-feira apresentou ao colegiado vídeos e dados de como Indaiatuba enfrenta a questão.

“De acordo com os dados coletados em Indaiatuba de 2018 até o agora, 1.241 mulheres possuem medidas protetivas cadastradas, sendo realizadas neste período 6.457 rondas, realizadas pela Guarda Civil em locais que possuem vítimas vulneráveis.

Já no SOS Caminho das Rosas constam 502 aplicativos ativos, sendo que o alerta via app foi acionado 105 vezes”, relata Silene sobre projetos e aplicativos disponíveis em Indaiatuba que visam coibir a violência contra as mulheres. O vereador Índio da 12 também participou dos debates.

Para a delegada Maria Helena, agir conjuntamente com os Municípios para enfrentar a violência contra as mulheres é primordial. “Não adianta a ação isolada das delegacias ou de qualquer outro órgão para derrubarmos os números crescentes de violência contra a mulher: precisamos agir em conjunto, facilitando os registros dos casos e criando mecanismos capazes de fazer com que essas mulheres solicitem proteção”, afirma.

Além de Pepo Lepinsk, a sessão contou com as presenças do anfitrião e presidente da Câmara de Americana, Thiago Brochi, do 1º vice-presidente do Parlamento, o presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, do 1º secretário do Parlamento, Wagner Morais (Nova Odessa), do prefeito de Americana, Chico Sardelli, do vice-prefeito Odir Demarchi e da deputada Ana Perugini - além de vereadores e presidentes de Câmara dos 20 Municípios que compõem a RMC.

📌ORDEM DO DIA
No 7º encontro do ano, o presidente Pepo Lepinsk e o 1º secretário Wagner Morais protocolaram ofícios e moções na Ordem do Dia, que serão encaminhadas aos órgão competentes. Do presidente Pepo Lepinsk, a assembleia aprovou Moção de Apoio à PEC da Igualdade Parlamentar. Silene Carvalini, como presidente da Comissão de Saúde da RMC, protocolou Moção que parabeniza o Governo do Estado por complementar o valor que os hospitais recebem do Ministério da Saúde.

Também foram votados e aprovados ofícios da Comissão de Segurança do Parlamento da RMC, solicitando a abertura de concurso público para a contratação de novos policiais civis; ofício, assinado também por Pepo Lepinsk, solicitando a criação de um canal permanente de comunicação entre o Ministério do Planejamento e Orçamento e as Regiões Metropolitanas, em especial a RMC, para acompanhamento das demandas oficiais, protocoladas por presidentes de câmara e vereadores; ofício que dá ciência à RMC ao pedido de mais professores-tutores na rede estadual de Ensino, a fim de amparar estudantes com deficiências, transtornos globais e superdotados; além de Moção de Apelo que solicita maior atenção para com a Represa de Salto Grande. “São assuntos regionais, mas que interligam nossos Municípios, alterando a vida da nossa população”, lembra Pepo.

Para Thiago Brochi, o Parlamento é palco de amplos debates e lugar de união dos representantes do Legislativo, em nome da população de toda a região. “Uma honra Americana ser sede deste debate, que serve de troca de experiências, celeiro de ideias e debates dos grandes problemas que nos afligem”.

registrado em: fixa