Vereadores sugerem ações para conter febre maculosa

Indicações requerem monitoramento preventivo e campanhas de conscientização

20/06/2023

Os vereadores apresentaram na sessão ordinária desta segunda-feira (19) indicações que buscam evitar o contágio da febre maculosa em Indaiatuba. Em Campinas já são quatro mortes confirmadas pela enfermidade transmitida pelo carrapato-estrela, aracnídeo que tem na capivara seu principal hospedeiro.

O presidente Pepo Lepinsk sugere que equipes da Secretaria de Saúde monitorem as áreas de risco, como parques, lagos, lagoas, rios e córregos. “Os profissionais de Saúde em Indaiatuba são preparados para conter o avanço dessas doenças, e para isso nada mais indicado que detectar prováveis focos do carrapato”, sugere.

Já a indicação de Silene Carvalini pede a atualização das áreas de risco, além de campanhas de conscientização da população.

“Sugerimos informativos para serem distribuídos em escolas, palestras para trabalhadores rurais e pessoas que pratiquem atividades em áreas arborizadas, com alta vegetação e gramados, como trilhas, parques e fazendas”, menciona a vereadora.

O vereador Othniel Harfuch, que é médico pediatra e relator da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, dá mais detalhes da doença em sua indicação. O legislador aponta que entre os sintomas estão quadro febril agudo, dor de cabeça e dores musculares, podendo evoluir para quadros mais graves com chance de morte. Por isso, ele requer mais campanhas de conscientização em espaços públicos como o Parque do Mirim e o Parque Ecológico.

Leandro Pinto também manifesta preocupação com os frequentadores do Parque Ecológico, e pede a instalação de placas de alerta para a doença em toda a extensão da área pública.

As quatro indicações foram lidas em plenário e seguiram para os órgãos competentes.

Indicação do vereador Du Tonin, por sua vez, pede ao Poder Executivo que verifique a ocorrência de carrapato estrela no lago do Parque Indaiá, atrás do Portal das Acácias. Em havendo comprovação de incidência de febre maculosa na região e após sorologia das capivaras, a indicação pede o manejo dos animais eventualmente contaminados. O documento será lido na próxima sessão (26).

registrado em: fixa