Vereadores prestigiam entrega de obras de energia renovável da CPFL ao HAOC

CPFL investiu em ações de eficiência energética do hospital que resultarão em economia R$ 450 mil/ano
05/10/2023
Vereadores participaram nesta quinta-feira da cerimônia de entrega de conclusão de obras no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), realizadas e custeadas integralmente pela concessionária CPFL Piratinga. “Este é um presente da CPFL pelos 90 anos do HAOC, um hospital filantrópico que presta um serviço excepcional para toda a população”, afirmou o presidente da CPFL Piratininga e Santa Cruz, Carlos Zamboni.

Ao todo a concessionária investiu R$ 3,4 milhões na instalação de duas usinas fotovoltaicas e na substituição de 515 lâmpadas, obras voltadas à eficiência energética do hospital. Tais ações resultarão em economia no consumo anual do HAOC no valor de R$ 450 mil e na redução da emissão de quase 50 toneladas de dióxido de carbono – o CO2, gás responsável por 60% do efeito estufa que vem causando o aquecimento do planeta.

Segundo o presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, quando se fala em eficiência energética, “estamos falando em preservação dos recursos naturais e no cuidado com o nosso futuro. A energia fotovoltaica é limpa e renovável, tanto que estamos estudando adotá-la também na Câmara Municipal”.

Além do presidente, participaram da cerimônia os vereadores Alexandre Peres, Silene Carvalini e Wilson índio da Doze. O vereador licenciado Luiz Alberto Cebolinha e o ex-vereador Arthur Spíndola, atualmente ocupando postos na administração municipal, também estiveram presentes.

Além das obras voltadas à eficiência energética, a concessionária apresentou a modernização da central de oxigênio do hospital. “Todos nos lembramos do que inúmeras cidades passaram com a falta de oxigênio para atender seus pacientes durante a pandemia. Já em Indaiatuba, graças à Central de Oxigênio do HAOC, todos os nossos doentes tiveram à disposição a quantidade de oxigênio que necessitavam. A modernização da Central de Oxigênio, portanto, é uma obra para o futuro e -- Deus queira que não seja preciso -- que tenha que operar em sua capacidade máxima em outros períodos de emergências sanitárias globais, como foi o caso da pandemia de Covid -19”, destacou Pepo Lepinsk.

A CERIMÔNIA
O presidente da Fundação Leonor de Barros Camargo, Márcio Gonçalves Moreira, conduziu a solenidade. Ele contou que, quando o casal Leonor e Augusto de Oliveira Camargo decidiu patrocinar a construção do hospital em 1932, Indaiatuba contava com apenas três mil habitantes.
“No dia em que o hospital foi inaugurado e suas luzes acesas, o consumo de energia mais que dobrou no município, porque luz é um insumo fundamental para a prática da medicina”, disse. “E a economia anual de R$ 450 mil que o hospital obterá com o emprego da energia fotovoltaica, esses recursos serão, certamente, revertidos em investimentos em mais outros modernos equipamentos de saúde e na melhoria do atendimento do hospital”.
O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que o meio ambiente precisa receber mais cuidado e atenção. “Os governantes, as empresas e os cidadãos precisam investir mais em energias alternativas, energias limpas. Não preciso lembrar a ninguém que o sol nos é dado de graça pelo menos doze horas por dia”, frisou.
Huang Futao, vice-presidente da State Grid Corporation, o conglomerado chinês sócio proprietário da CPFL Piratinga, afirmou que a empresa desde 2017, quando entrou no Brasil, está investindo R$ 225 milhões em obras de eficiência energética em 200 hospitais localizados nos municípios onde a concessionária atua. “O nosso desejo é o bem estar das pessoas e que a natureza maravilhosa do Brasil seja permanentemente preservada”, reforçou.
registrado em: fixa