Vereadores pedem que a Guarda Civil intensifique o policiamento na região da Cecap

Leandro Pinto, Alexandre Peres e Pepo Lepinsk afirmam que os moradores da região estão apreensivos

22/08/2023

A frequência com que delitos -- como roubos, furtos, consumo e tráfico de drogas – se faz presente no cotidiano dos moradores da região da Cecap fez com que três vereadores apresentassem, na sessão desta segunda-feira (21), indicações ao Executivo com o mesmo pedido: que a Guarda Civil Municipal intensifique o policiamento na região -- que abrange os bairros Vila Costa e Silva, Jardim Santa Cruz, Vila Brizola, Eldorado, Jardim Nely, Cidade Jardim, Residencial Indaiá e Califórnia.

Leandro Pinto já havia apresentado indicação com o mesmo teor outras quatro vezes. Alexandre Peres argumentou que a situação está causando apreensão nos moradores e em pessoas que transitam pelos bairros, inclusive durante o dia.

Já o presidente da Câmara Pepo Lepinsk disse que em área revitalizada da região, entre as ruas Jurandir de Farias e Avenida Nove de Julho, há consumo e venda de drogas 24 horas por dia. “Os moradores estão pedindo socorro e já estou cansado de pedir à nossa gloriosa Guarda Municipal -- Guarda que tem bons policiais, viaturas modernas e armamentos pesados”, ressaltou. “Por isso, a partir de agora, não vou pedir mais. A partir de agora, eu só vou cobrar”, enfatizou.

Ao final da sessão, guardas civis afirmaram que haviam recebido a informação de que, naquele instante, viaturas da GCM se encontravam na região, realizando ronda ostensiva.

A SESSÃO

A 21ª sessão ordinária do ano contou com 113 matérias novas – 7 projetos de lei, 7 moções e 99 indicações. Destaque para a sugestão do vereador Luiz Carlos Chiaparine, que propõe a construção de um hospital veterinário municipal.

O legislador afirma que o hospital veterinário será de grande importância no apoio às entidades protetoras e para atendimento da demanda dos munícipes. “As entidades protetoras não têm recursos para atender toda a demanda existente, o que faz com que muitas delas contraiam dívidas com as despesas para o acolhimento e tratamentos dos pets”, sublinhou.

ACOLHIMENTO
Ana Maria dos Santos defendeu a criação e implementação de um Centro de Referência ao Amparo e Acolhimento à Mulher. A parlamentar observa que uma em cada 4 mulheres no mundo afirma ter sofrido violência doméstica ao longo da vida, de acordo com estudo publicado no periódico científico The Lancet, em fevereiro de 2022. Os índices alarmantes mostram informações da violência doméstica como um todo. “Faz-se necessário que o Poder Público Municipal elabore um programa e construa o Centro de Referência onde as vítimas possam encontrar apoio e sanar dúvidas sobre o assunto e, assim, conseguir se emancipar e encerrar o ciclo de qualquer tipo de violência que eventualmente esteja sofrendo”, concluiu.

MELHORIAS
Hélio Ribeiro abordou a necessidade de apresentação, por parte da Municipalidade, de um Plano Comunitário de Melhorias (PCM) para a execução de pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Vale do Sol. O vereador argumenta que muitas ruas do bairro, além de não disporem de asfalto, estão com buracos, o que prejudica o deslocamento de veículos e de pedestres. No período de estiagem – como o atual – há ainda muita poeira.

ACADEMIAS
Othniel Harfuch recomendou a criação de campanha de orientação para prevenção de acidentes em academias, já que, em algumas delas, há fatores de riscos, como inadequação do ambiente, falta de manutenção periódica dos aparelhos, mau uso dos equipamentos e até falta de acompanhamento de profissionais da área. “Tais fatores podem resultar em acidentes graves como o que ocorreu recentemente no estado do Ceará”, enfatizou.

OZÔNIO
Du Tonin sugeriu o uso de ozônio no tratamento da água. O vereador explica que a iminente escassez de água exige que novas maneiras de reaproveitá-la sejam pensadas e aplicadas. O método consiste na substituição do cloro pelo ozônio. “De acordo com estudo feito pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, foi constatado maior desempenho do ozônio em relação às suas alternativas, inclusive o cloro, mostrando-se mais eficaz no extermínio de bactérias presentes na água”, afirmou.

AMAMENTAÇÃO
Silene Carvalini indicou a implantação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas municipais. Nessas salas, após a licença maternidade, as mulheres que desejarem manter a amamentação poderão ordenhar o próprio leite e armazená-lo durante o horário de trabalho para, ao final do expediente, levar o leite coletado para o seu filho ou mesmo doá-lo a um Banco de Leite”, explicou.

CEMITÉRIOS
Wilson Índio da Doze solicitou a retirada do canteiro de arbustos da calçada existente entre os Cemitérios Indaiá e Memorial para haver mais espaço para a circulação de pessoas durante os funerais. A proposta vem acompanhada de fotos e simulações para melhor compreensão do que se pretende.

PODA
Luci dos Santos recomendou a realização de poda das árvores da praça Moacyr Arruda. “São espécies frutíferas plantadas pelos próprios moradores, que, com o passar dos anos e o crescimento das copas, impedem a penetração de qualquer luminosidade, o que facilita a presença de marginais e de viciados em drogas”, argumentou. A parlamentar solicitou também a conclusão da instalação de iluminação pública e a colocação de lixeiras na praça.

ATENDIMENTO
Sérgio Teixeira indicou que a Prefeitura realize atendimento ao cidadão por meio do aplicativo WhatsApp. “Consideramos que essa ferramenta é essencial na modernização do atendimento ao munícipe e para a transparência dos trabalhos, já que teria alcance maior e mais direto com a população”, disse.

registrado em: fixa