Vereadores participam de nomeação do Distrito Industrial Raffaello Fantelli

Local destinado a micro e pequenas empresas ganha o nome de um dos mais tradicionais empresários de Indaiatuba
Vereadores participam de nomeação do Distrito Industrial Raffaello Fantelli

Foto: ACS/CMI - Anselmo Cabral

O presidente da Câmara Pepo Lepinsk e os vereadores Arthur Spindola, Sérgio Teixeira, Othniel Harfuch e Alexandre Peres participaram na manhã desta sexta-feira (20) da cerimônia de denominação do Distrito Industrial para Micro e Pequenas Empresa DIMPE II, que passa a se chamar Raffaello Fantelli. O evento aconteceu no gabinete do prefeito Nilson Gaspar, na presença de familiares do homenageado.
O projeto que designou o distrito é de autoria do Poder Executivo, e foi aprovado por unanimidade na sessão do dia 9 de agosto.
O presidente Pepo Lepinsk elogiou a iniciativa do prefeito, e mencionou que o empresário foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. "Minha mãe foi faxineira e cozinheira da família, e eu cresci ouvindo as passagens e as histórias do sr. Raffaello. Todas as homenagens a ele são mais do que merecidas", afirmou. O prefeito Nilson Gaspar observou que a qualidade de vida que hoje é reconhecida na cidade se deve ao empenho de personagens como Raffaello Fantelli, dotados de grande espírito público.
Representando os familiares, estiveram presentes seu filho, Aldo, sua nora, Bárbara, sua neta Mariana e o marido dela, Thiago.
Aldo Fantelli agradeceu a homenagem e lembrou que seu pai foi fundamental não apenas no crescimento econômico de Indaiatuba, mas também no tecido social da cidade - incluindo as entidades de classe e os movimentos culturais. "Ele adotou Indaiatuba como a cidade do seu coração", afirmou.

Biografia

Raffaello Fantelli foi um dos mais tradicionais e importantes empresários de Indaiatuba.
Nascido na Itália em 1926, chegou ao Brasil em 1949 e estabeleceu-se inicialmente em São Paulo.
Casou-se com Judith Giomi, com quem teve os filhos Maria Cecília e Aldo José, que lhes deram cinco netos.
Em 1952, mudou-se com a família para Indaiatuba, onde passou a exercer um papel central no desenvolvimento da cidade.
Foi sócio-diretor das empresas Textil Judith S/A, Indaiatuba Textil S/A, Grotem Modas e Confecções, Biro 2000 Serviços Integrados S/A, Jornal de Indaiatuba, Indaiatuba Veículos-Ivesa e da Rádio Jornal de Indaiatuba.
Também teve expressiva participação social, contribuindo para a fundação do Rotary Club, do Indaiatuba Clube, do Mobral, da Associação de Segurança e da Sociedade Italiana de Indaiatuba.
Em 1993, recebeu o título de cidadão indaiatubano, concedido pela Câmara Municipal. Falecido em 2009, seu nome passou a compor o Título Honorífico Empresário do Ano "Rafaello Fantelli", também concedido pelo Legislativo, e agora um dos principais polos empresariais do município.