Vereadores entregam títulos honoríficos na sessão dos 192 anos de Indaiatuba

Ao todo, 14 cidadãos receberam as honrarias na Câmara

O plenário da Câmara esteve lotado na noite desta quinta-feira (8) na segunda sessão solene anual de entrega de títulos honoríficos para pessoas que muito contribuíram para o desenvolvimento do município. Ao todo, 14 cidadãos e cidadãs foram agraciados com um dos seguintes títulos: Cidadão Indaiatubano, Cidadão Benemérito "Dr. Caio da Costa Sampaio", Esportista do Ano, Empresário do Ano "Raffaello Fantelli" e Moção de Louvor.
E, a exemplo do que ocorreu na cerimônia de junho, a sessão solene de ontem foi repleta de momentos emocionantes. O homenageado Márcio Thomaz, conhecido por Tio Fininho e que faz trabalho de transporte humanizado de crianças com câncer, por exemplo, se emocionou diversas vezes ao relatar o sofrimento das crianças e ao pedir a contribuição dos presentes para que os investimentos em ações de prevenção e diagnóstico precoce da doença venham a ser ampliados. “Oito mil crianças foram diagnosticadas com câncer neste ano no Brasil, mas se o diagnóstico ocorrer cedo a cura pode chegar a 90%. Portanto, peço que ajudem e, mais, que se dirijam aos hospitais para dar um abraço nelas, porque mesmo nos últimos momentos de vida elas sorriem com um abraço”. Tio Fininho recebeu o título “Cidadão Indaiatubano” por indicação do vereador Sérgio Teixeira.
O excelente trabalho voluntário contra a mesma doença fez com que o presidente da Volacc (Voluntários de Apoio ao Combate ao Câncer), Sílvio Alexandre Soares de Oliveira, fosse indicado pelo vereador Alexandre Peres para receber o título de “Cidadão Indaiatubano”. “Vou aproveitar a oportunidade para pedir aos vereadores que aprovem ainda mais projetos em benefício dos pacientes com câncer, esta doença terrível”, salientou o homenageado.
Outro momento que mexeu com os sentimentos dos presentes foi o agradecimento público que a historiadora Eliana Belo Silva fez ao prefeito Nilson Gaspar pela forte atuação dele à frente da campanha de vacinação contra a Covid. “Tenho um filho médico, que atendeu em UTI Covid. Por isso, tive de ficar um ano sem poder vê-lo e mais seis meses sem poder abraçá-lo. Como historiadora, quero deixar registrado como você, Gaspar, comandou a campanha de vacinação em nossa cidade, enfrentando fortes ataques por razões políticas, e fez isso muitas vezes de forma solitária. Por pessoas como você, com a sua coragem, eu pude abraçar de novo o meu filho”, ressaltou a homenageada. Eliana Belo Silva também elogiou a atuação legislativa dos vereadores Silene Carvalini, Arthur Spíndola (de quem recebeu a comenda) e do presidente da Câmara Pepo Lepinsk. “Graças a você Pepo, graças à reforma que você fez no prédio da Câmara, eu pude subir aqui hoje”. A historiadora quebrou o pé recentemente e precisou de cadeira de rodas para chegar ao plenário. “Você Eliana – respondeu Pepo Lepinsk – acaba de inaugurar o novo elevador desta Casa de Leis”.
Os médicos Hilário Matheus Wolf Júnior e Flávio de Souza Brito também foram homenageados pelo trabalho em favor da saúde pública, ambos com o título de “Cidadão Indaiatubano”. Indicado pelo vereador e também médico Othniel Harfuch, o ginecologista e obstetra Hilário Wolf ressaltou o quanto se sentia feliz: “Esta indicação bateu fundo no meu coração”, afirmou.
O cardiologista Flávio de Souza Brito foi indicado pelo vereador Leandro Pinto. “O Flávio é meu amigo de infância e se tornou uma das referências na área de transplante cardíaco, tendo uma de suas cirurgias recebido cobertura do programa Fantástico da rede Globo”, comentou Leandro. “Servir é uma obrigação, uma missão de todo médico, como também é uma obrigação do médico criar serviços de qualidade. Por isso qualquer convite que eu receber por Indaiatuba, vou encarar como uma convocação, tipo Faça pela cidade, e eu farei”.
OUTROS SENTIMENTOS
Outros sentimentos que estiverem presentes à cerimonia foram o reconhecimento e a gratidão. A Moção de Louvor recebida pelo ex-prefeito Reinaldo Nogueira deixou claro esses sentimentos, quando enfatiza que o ex-prefeito inaugurou uma era sem precedentes de desenvolvimento para Indaiatuba. Todos os vereadores e homenageados que subiram à tribuna também fizeram questão de expressar seu reconhecimento ao trabalho realizado por Reinaldo Nogueira ao tratá-lo como “nosso eterno prefeito” ou “o maior líder politico da nossa historia”. Pepo Lepinsk, um dos proponentes da moção, juntamente com os demais membros da Mesa Diretora da Câmara, observou: “Todos se lembram como era Indaiatuba trinta anos atrás. E agora é esta potência sempre premiada por seus inúmeros avanços e por ser a melhor cidade do Brasil. Mas tudo isso se deve ao Reinaldo Nogueira que lançou as bases para todo este desenvolvimento”
O ex-prefeito por 4 mandatos ressaltou que sente orgulho pelo legado que pôde deixar para a cidade, mas salientou: “Levar o munícipio ao topo é difícil, mas mais difícil ainda é manter-se no topo, e o Gaspar e sua equipe conseguiram este feito e de forma ainda mais arrojada, trazendo para Indaiatuba mais sustentabilidade, inovação e tecnologia e avanços em outros importantes segmentos”.
Reconhecimento ao trabalho realizado por Indaiatuba e gratidão da cidade por isso pautaram as falas dos vereadores autores das indicações e dos agraciados pelas honrarias.
Alexandre Peres explicou a sua indicação do nome da secretária de Cultura, Tânia Castanho Ferreira, para receber a comenda Ordem Votura de Mérito Cultural: “Cultura não se herda, cultura se conquista. E na gestão de Tânia Castanho, o setor cultural de nossa cidade conquistou muito, avançou muito”.
Em resposta, a secretária disse que aquele estava sendo um momento especial da sua vida, mas que não fez nada sozinha e agradeceu aos funcionários da Secretaria que comanda, “por me ajudar a fazer da cultura algo mais democrático, mais acessível”.
O vereador Luiz Carlos Chiaparine indicou o empresário Claudio Alexandre do Amaral Sampaio para receber o título de Cidadão Benemérito Dr. Caio da Costa Sampaio, exclusivo para pessoas que nasceram em Indaiatuba: “A feliz coincidência é que o Claudio é filho do patrono do título de Cidadão Benemérito, o dentista Caio Sampaio que muito fez pela nossa cidade. E como o pai, o filho vem trabalhando muito por Indaiatuba, sobretudo com a sua atuação à frente da Radio Jornal, a mais ouvida emissora de rádio do município”.
Claudio afirmou: “Em pouco tempo conseguimos transformar uma rádio de cidade na maior rádio de toda a região, alcançando 4 milhões de ouvintes”.
O vereador Wilson Índio da Doze apresentou seu indicado, o criador de conteúdo digital Ricardo Lopes, para receber a comenda de Cidadão Benemérito: “O portal Comando Notícia, do qual o Ricardo é um dos proprietários, é um jornal para o qual não há tempo ou horário ruim para a tarefa de cobrir qualquer tipo de evento: sendo um fato importante, feliz ou triste, o Comando Notícia estará lá”.
Ricardo Lopes lembrou a criação do portal: “Quando comecei o Comando Notícia, muitos disseram que era uma loucura. Hoje somos o maior portal de região. Só em novembro, tivemos mais de 500 mil visualizações”.
A vereadora Silene Carvalini foi a autora da indicação do nome da subsecretária municipal de Assistência Social, Viviane Roberta Barnabé, para o título de Cidadã Benemérita: “Com esta honraria tão importante quero parabenizá-la e agradecer-lhe por todos estes anos de excelentes serviços prestados a nossa cidade”.
Viviane destacou: “Estou com o coração acelerado e considero este um dos momentos mais marcantes da minha trajetória profissional e de vida”. A homenageada finalizou com uma frase do cientista Albert Einstein: “Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre”.
Luiz Carlos Chiaparine indicou Agnaldo Sergio Hubert como Esportista do Ano por seu trabalho pelo ciclismo indaiatubano: “Fico muito feliz por estar homenageando uma pessoa que trabalha com o coração, que é ativa e que é vitoriosa em competições e na vida”.
Em sua fala, o homenageado contou: “Peguei Covid e fiquei 4 dias desacordado. Quando voltei, o médico me aconselhou: tenha amigos. E agradeço aos amigos por esta noite especial”.
Foi o vereador Leandro Pinto quem apresentou a indicação de Júlio César Miranda Filho para receber a honraria de “Empresário do Ano Raffaello Fantelli”: “Quem não conhece o Chavão, empresa referência em toda a região e que cresce com Indaiatuba?”.
O empresário respondeu: “Espero poder continuar atendendo bem os nossos clientes e amigos. E é uma honra muito grande estar recebendo este título”.
A secretária municipal de Relações Institucionais, dra. Graziela Milani, recebeu o título de Cidadã Indaiatubana das mãos do presidente da Câmara, que apresentou seus argumentos para ter feito a indicação: “Em politica não se pode construir muros, muito menos derrubar pontes. E é exatamente a dra. Graziela quem faz a ponte entre esta Casa de Leis e a Prefeitura. E não tenho a menor dúvida de que, se o nosso município vem recebendo prêmios constantes, a dra. Graziela tem participação importante nestas conquistas”.
No seu discurso, a secretária destacou: “Minha história se confunde com a história de Indaiatuba: meu avô e meu tio-avô foram vereadores e presidentes desta Casa. E vivi toda esta grande transformação na vida da cidade. Por isso me sinto muito feliz por ter de alguma maneira participado deste grande salto de desenvolvimento da cidade que tanto amo. E Pepo, quero que você saiba que esta homenagem é uma das maiores alegrias da minha vida”.
A professora aposentada Maria Apparecida Petrucci Gaspar, aos 91 anos, também foi agraciada com o título de Cidadã Benemérita. O presidente da Câmara, autor da indicação, lembrou: “Não tive a oportunidade de ser aluno da dona Cidinha. Estudei no Randolfe, onde ela lecionou por 30 anos, na sala ao lado do dela. Mas convivi muito com a família Gaspar e tive a honra de poder conhecer e cavalgar com o saudoso Cidão, esposo da dona Cidinha, nas inúmeras romarias que ele comandou. Com sua bondade e seus ensinamentos, dona Cidinha formou centenas de alunos, inclusive o ex-prefeito Reinaldo Nogueira”.
_ Vou poder falar? Que bom – surpreendeu-se Cidinha Gaspar. E fez isso: narrou passagens importantes de sua linda história de vida.

As fotos da sessão solene estão disponíveis na página da Câmara no Facebook e a íntegra pode ser acompanhada pelo YouTube.

registrado em: fixa