Vereadores destacam ações em saúde e mobilidade em sessão com 80 indicações

Derefim recebeu a atenção do presidente da Câmara e do vereador Leandro Pinto

06/05/2025

Os vereadores apresentaram 80 indicações ao chefe do Executivo na sessão desta segunda-feira (5) – boa parte delas relacionada a ações em saúde pública. O presidente da Câmara Túlio Tomass do Couto e o vereador Leandro Pinto, por exemplo, destacaram propostas visando à melhoria do atendimento do Derefim -- Departamento Municipal de Reabilitação Física e Mental.

Túlio defendeu que sejam implementadas medidas administrativas com o objetivo de eliminar a fila de espera por aparelhos auditivos concedidos pelo Derefim. De acordo com o presidente, a deficiência auditiva, quando não assistida de maneira oportuna, impacta de forma significativa a saúde mental, emocional e social dos cidadãos, especialmente daqueles que não dispõem de recursos para aquisição dos aparelhos por meios próprios.

“É sabido que os aparelhos auditivos não são apenas dispositivos de amplificação sonora, mas instrumentos fundamentais de inclusão e dignidade humana. Quando a fila de espera se prolonga, perdemos a chance de garantir a essas pessoas o acesso pleno aos seus direitos”, afirma.

Leandro Pinto, por sua vez, recomendou a adoção de medidas voltadas ao conforto dos usuários e dos funcionários do departamento. Segundo o vereador, nas dependências do Derefim, o suporte de copos descartáveis se encontra vazio, os fisioterapeutas estão sem jaleco e o trocador de fraldas dos bebês foi retirado.

O vereador Othniel Harfuch indicou a instalação de um posto de vacinação temporário no Terminal Rodoviário Maurílio Gonçalves, próximo à rodovia Santos Dumont, para aplicação do imunizante contra a gripe. O legislador argumenta que postos temporários ampliam o alcance da vacinação, servem como pontos de informação (“esclarecendo dúvidas e desmistificando mitos”), reduzem aglomerações (“proporcionando um ambiente mais seguro”) e atrai uma variedade de pessoas, incluindo grupos que podem ser mais vulneráveis à gripe, como idosos e pessoas com doenças crônicas.

Servidor público lotado há anos no Hospital Dia, o vereador Hélio Ribeiro solicita a revitalização da pintura “visivelmente desgastada” do prédio. “Essa situação compromete não apenas a estética do local, mas também transmite uma imagem de abandono, o que pode impactar negativamente a percepção da população quanto à qualidade do atendimento prestado. A realização dessa melhoria contribuirá para um ambiente mais acolhedor, limpo e digno, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que ali atuam diariamente. Investir na manutenção visual dos espaços públicos de saúde é essencial para reforçar o compromisso com o bem-estar da comunidade”, reforça.

O aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade até os cinco anos. Este é um dos argumentos do vereador Luiz Alberto Cebolinha para propor que a Secretaria de Saúde intensifique a campanha permanente de incentivo à doação de leite materno no município. “Infelizmente, nem todas as mães podem amamentar e felizmente algumas mulheres, quando estão amamentando, produzem volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano”, destaca.

A instalação de uma UBS no bairro Caminho da Luz é uma demanda legítima e urgente dos moradores da localidade, de acordo com o proponente Wilson Índio da Doze. O parlamentar ressalta que, atualmente, os moradores precisam se deslocar às unidades de saúde de outros bairros, o que “dificulta o acesso para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, reduz a cobertura vacinal, atrasa as campanhas de prevenção e aumenta os riscos materno-infantis devido à falta de pré-natal e acompanhamento pediátrico”.

QUESTÕES URBANÍSTICAS
Os vereadores também deram atenção a outros setores. Du Tonin, Alexandre Peres, Danilo Barnabé e Sérgio Teixeira focaram em ações urbanísticas. Tonin propôs a instalação de um semáforo no cruzamento da rua Humaitá com a rua 15 de Novembro, no Centro. “Infelizmente, dias atrás, foi registrado mais um acidente no cruzamento, o que reforça a urgência da medida”, comentou. “A ausência de sinalização semafórica adequada compromete gravemente a segurança tanto de motoristas quanto de pedestres — em especial crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida — além de prejudicar a fluidez do trânsito, principalmente nos horários de pico”, argumenta.

A readequação das canaletas nos cruzamentos das vias centrais foi a recomendação do vereador Alexandre Peres. O legislador cita especificamente as canaletas, muito profundas, das esquinas das ruas Adhemar de Barros com a Cerqueira César e da rua Pedro Gonçalves com a Onze de Junho. “A readequação desses sarjetões manterá a efetividade no escoamento das águas pluviais sem prejudicar a fluidez no trânsito nem causar danos aos veículos”, explica.

Danilo Barnabé sugeriu a implantação de estacionamentos nos canteiros centrais das avenidas principais nos novos bairros, como parte do planejamento de infraestrutura urbana. “Um dos principais gargalos de bairros novos é a ausência de estacionamentos adequados nas avenidas principais, o que futuramente gera congestionamentos, ocupação irregular das vias e problemas de circulação. A proposta é que, nos novos bairros, as avenidas principais sejam planejadas desde já com áreas de estacionamento nos canteiros centrais, utilizando o espaço de forma racional e promovendo mais organização, segurança e acessibilidade”, conclui o vereador.

Com o objetivo de ampliar a participação social e contribuir para a eficiência na formulação e execução das políticas públicas de mobilidade urbana, o vereador Sérgio Teixeira defende a criação de um Conselho Consultivo de Mobilidade Urbana (CCMU). O conselho teria a atribuição de emitir pareceres, propor diretrizes e oferecer recomendações sobre o assunto. “A criação do CCMU é uma medida que se alinha aos princípios da democracia participativa, da sustentabilidade e da gestão eficiente dos serviços públicos, e pode contribuir significativamente para melhorar a mobilidade urbana de Indaiatuba”, observa.

OUTROS SETORES
A vereadora Clélia dos Santos recomenda que o município notifique a empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda para que disponibilize banheiros químicos aos seus funcionários em serviços externos. A Corpus é a responsável por diversos serviços essenciais, como coleta de resíduos, varrição de vias públicas, manutenção de áreas verdes e limpeza urbana. “Seus trabalhadores desempenham atividades em regime externo, muitas vezes por longas jornadas, sem acesso adequado a instalações sanitárias”, comenta. A legislação brasileira estabelece normas claras sobre as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho – destaca a parlamentar. Portanto – afirma Clélia -- é dever do município, enquanto contratante dos serviços prestados pela empresa, fiscalizar e garantir que as condições de trabalho estejam em conformidade com a legislação vigente, preservando a saúde e a dignidade dos trabalhadores.

Por fim, a revitalização da imagem do Cristo Redentor na avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol, foi a indicação destacada pelo vereador Adalto Missias de Oliveira. Na opinião do parlamentar, a imagem representa a riqueza cultural e religiosa do município.

registrado em: fixa