Vereadores autorizam repasse de até 170 mil a entidade

UPAR cuida de 400 animais; recursos serão destinados à construção de canis e gatis
Vereadores autorizam repasse de até 170 mil a entidade

Foto: Anselmo Cabral/ ACS CMI

A Câmara autorizou nesta segunda-feira (3), em regime de urgência, que a Prefeitura repasse verbas à UPAR – União Protetora de Animais de Rua, no valor de até R$170 mil. A entidade, a maior de Indaiatuba voltada ao bem-estar animal e com 20 anos de existência, cuida de 400 animais entre cachorros e gatos -- 250 abrigados em sua sede e 150 em lares temporários – fornecendo-lhes, além do abrigo, alimentação, medicamentos e atendimento veterinário.
De acordo com a autorização dos vereadores, a liberação dos recursos pela Prefeitura será realizada em parcelas e estará condicionada à comprovação de construção de canil e gatis, em conformidade com os Planos de Trabalho apresentados pela entidade e aprovados previamente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Compda).
O vereador Arthur Spíndola, líder do governo na Câmara e atuante ativista da causa animal, destaca que os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Proteção aos Animais. “Lamentavelmente, parte da composição do Fundo tem como fonte de receita multas por abandono de animais, disparo de fogos de artifício e maus-tratos a todos os animais, como maus-tratos aos cavalos, com base em lei de iniciativa do presidente Pepo”.

Saúde pública

Spíndola ressalta também a importância do trabalho da UPAR para o controle das zoonoses no município. “Imaginem esses 400 animais sem alimentação adequada, sem acompanhamento veterinário e sem estarem vermifugados, vacinados e castrados, como potenciais agentes transmissores de doenças para os seres humanos, como a raiva, a micose, a leptospirose e a doença de Lyme. Cuidar bem dos animais é também cuidar bem da saúde pública”, declara.
O vereador Ricardo França elogiou o repasse e disse que “o bem-estar animal faz parte das bandeiras universais que sempre receberam votos favoráveis de todos aqui”.
O presidente da Câmara, Pepo Lepinsk, se pronunciou a respeito do tema antes de colocá-la em votação. Ele enalteceu a atuação dos vereadores: “Esta Casa é um parlamento e toda a discussão é importante no sentido de aprimorar os projetos. Todos estão de parabéns porque, no momento da votação, o voto é sempre dado a favor do interesse da cidade”, mencionou.
A autorização de repasse foi aprovada por unanimidade.