Vereadores aprovam a criação da Academia Estudantil de Letras de Indaiatuba

Instituição terá como finalidade promover ações de incentivo à leitura, à escrita e à valorização da literatura
30/10/2025
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei do vereador Sérgio Teixeira que institui a Academia Estudantil de Letras de Indaiatuba – a AELI. Segundo seu idealizador, a academia terá como principal finalidade a promoção de ações de incentivo à leitura, à escrita e à valorização da literatura entre estudantes.
 
O projeto de lei define que a AELI poderá funcionar em unidades escolares, bibliotecas, centros culturais e demais espaços públicos, “preferencialmente com o apoio de educadores da rede municipal de ensino”, sublinha o vereador que é professor do Estado e do município.
 
A proposta prevê também que a Prefeitura poderá apoiar a implementação e o desenvolvimento de ações vinculadas à AELI, como firmar parcerias com instituições públicas e privadas e viabilizar a produção e a divulgação de livros, revistas e outros materiais com textos produzidos por estudantes e educadores.
 
INSPIRAÇÃO
O parlamentar afirma que a instituição da AELI foi sugerida pelos membros fundadores da Academia de Letras de Indaiatuba – associação criada em março e composta por 41 membros – entre os quais os vereadores Sérgio Teixeira e Luiz Alberto Pereira Cebolinha -- sob a presidência do escritor José Henriques Martins. A posse dos integrantes da academia aconteceu na noite de quarta-feira.
registrado em: fixa