Rota dos Cavaleiros e Ciclistas é revitalizada e ganha nome sugerido pelo presidente da Câmara

Cidão Gaspar foi homenageado por ter comandado a romaria Indaiatuba a Pirapora por mais de 40 anos

Com participação efetiva da Câmara Municipal, a Rota dos Cavaleiros e Ciclistas de Indaiatuba recebeu iluminação e outras benfeitorias, em evento organizado ontem (5) à noite pela Prefeitura.
Além da revitalização, a Rota que liga Indaiatuba ao Distrito de Cardeal, no município de Elias Fausto, também recebeu o nome de “Cidão Gaspar”, homenagem sugerida em lei do presidente da Câmara, Pepo Lepinsk.
O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre autoridades, ciclistas e cavaleiros. Os vereadores Alexandre Peres, Arthur Spíndola, Leandro Pinto, Luiz Carlos Chiaparine e Silene Carvalini também estiverem presentes à solenidade, ao lado de Nilson Gaspar, prefeito de Indaiatuba e filho do homenageado, e de Mauricio Baroni, prefeito de Elias Fausto.
A Rota é uma estrada de terra, com início no bairro Jardim Europa, em Indaiatuba, com extensão de 7,5 quilômetros até Cardeal. Muito utilizada pela população para a prática de caminhadas e passeios de bicicleta e a cavalo, a estrada veio recebendo investimentos no decorrer do ano: ganhou um portal, bancos para descanso, um bebedouro e um ponto do ciclista com bomba para encher pneus e suporte para reparos de bicicletas. Também foram plantadas árvores frutíferas, como goiabeiras, pitangueiras, jaqueiras, mangueiras e graviolas, em toda a sua extensão.
A revitalização contou também com a instalação de 214 postes com lâmpadas de sódio de 100W para melhorar a segurança dos seus usuários.
A iluminação da Rota dos Cavaleiros foi sugerida por indicações de Pepo Lepinsk, em 2020, e de Silene Carvalini, em 2021. Além disso, os vereadores assinaram nos últimos anos outras 30 matérias com solicitações de melhorias para a estrada e conforto dos cavaleiros, ciclistas e pedestres.

O HOMENAGEADO
Nascido em 1937, Alcides Gaspar, mais conhecido por Cidão Gaspar, trabalhou na Singer do Brasil, foi açougueiro e produtor agrícola. Destacou-se como tropeiro, levando produtos de regiões produtoras aos centros consumidores. Ocupou o cargo de presidente da Romaria de Indaiatuba a Pirapora por mais de 40 anos e, na função, o responsável pela arrecadação de prendas e pelo leilão da festa da Padroeira Nossa Senhora da Candelária. Cidão faleceu em 2020, aos 83 anos, deixando a esposa Maria Aparecida (professora Cidinha) e os filhos Niceia, Nilson e Nilze.
Em seu discurso, o presidente da Câmara destacou a liderança e a religiosidade de Cidão Gaspar. “Andei a cavalo com ele, muitas vezes. O Cidão em sua mula – e só quem andou de mula sabe o quanto é difícil --, em madrugadas frias e chuvosas, e ele era sempre o primeiro a chegar para que tudo corresse de forma perfeita, sem atropelos. Um líder pelo exemplo, e um homem de fé, como poucos, com cuja religiosidade contagiava amigos e familiares”.