RMC debate saídas para violência nas escolas

Reunião do Parlamento receberá especialista em convivência escolar e formação ética

02/05/2023

Os vereadores do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) recebem na próxima sexta-feira, dia 5, a pesquisadora Telma Vinha, que pesquisa convivência e violência no ambiente escolar. A sessão ordinária será na Câmara Municipal de Sumaré, a partir das 9h30.

Doutora em educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), a professora estuda os casos de ataques a escolas ocorridos nos últimos 20 anos no Brasil, a fim de propor soluções que envolvam gestores públicos, plataformas digitais e demais membros da sociedade.

A docente tem sido convidada a participar de diversos fóruns públicos e audiências em parlamentos para apresentar os resultados de suas abordagens. Em Sumaré, ela apresentará a palestra “Violência extrema nas escolas: causas, consequências e caminhos”.

Na última reunião do Parlamento da RMC, os vereadores das 20 cidades da região demonstraram preocupação com a escalada da violência nas instituições de ensino, razão pela qual a professora foi convidada.

“As Câmaras estão empenhadas em buscar soluções para esse problema, por isso pedimos a intervenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública, com o objetivo de restabelecer a convivência tranquila no ambiente escolar”, lembra o presidente do Parlamento da RMC, Pepo Lepinsk.

Além deste tema, os vereadores devem deliberar sobre os primeiros assuntos apresentados pelas comissões temáticas e pelos presidentes de Câmara. De Indaiatuba, a vereadora Silene Carvalini faz parte das Comissões de Saúde e de Proteção à Mulher. O presidente da Câmara de Monte Mor, Altran José Farias Lima, pede a intervenção do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para evitar novas enchentes como a registrada no município no último verão. O documento será apreciado durante o encontro.

Serviço
4ª sessão ordinária do Parlamento da RMC
Data: 5 de maio
Horário: 9h30
Local: Câmara Municipal de Sumaré, TV. 1º Centenário, 32, Centro.

registrado em: fixa