Presidente da Câmara recebe a visita do coordenador de combate à dengue

Câmara exibe entrevista com Ulisses Bernardinetti a respeito do controle da doença

O presidente da Câmara Pepo Lepinsk recebeu nesta semana a visita de Ulisses Bernardinetti, coordenador do órgão de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti e de combate à dengue, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Há seis anos na função, Bernardinetti disse estar preocupado com o aumento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue em decorrência do volume recorde de chuvas. “Todos sabemos que há uma relação direta entre volume de chuvas e proliferação do Aedes aegypti, porque quanto mais chove mais eclodem os ovos do mosquito, deixados pela fêmea próximos a alguma fonte de água e que vivem até 400 dias à espera de um pouco do líquido”, informou.

Após ser recebido por Pepo Lepinsk, o servidor foi entrevistado pelos jornalistas da Câmara. Na entrevista, Bernardinetti discorreu sobre as características do mosquito, os sintomas da dengue (“o doente sofre horrores”, segundo ele), como combater os criadouros, a atuação da Secretaria da Saúde diante da possibilidade de aumento dos casos de contaminação, e os resultados preliminares do projeto-piloto “Aedes do Bem”. A experiência de Indaiatuba com mosquitos transgênicos (que, ao copularem com as fêmeas, produzem apenas embriões machos que não picam nem transmitem a doença) vem sendo exitosa e estudo de caso de importantes órgãos de controle. “Indaiatuba é referência no combate ao Aedes aegypti, mosquito que – convém frisar sempre -- além da dengue, transmite outras doenças como a zika e a Chikungunya”, esclareceu.
Ao longo das próximas semanas, trechos da entrevista serão exibidos na forma de pílulas nas redes sociais da Casa, batizadas de "Minuto Dengue".

Entrevista na íntegra clique aqui.

registrado em: fixa