Pepo Lepinsk participa de evento sobre o futuro de Viracopos

Reunião contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França
04/09/2023
O presidente Pepo Lepinsk participou nesta segunda-feira (4) do evento “O Futuro de Viracopos”, promovido pela prefeitura de Campinas em hotel da cidade. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, compareceu ao encontro, que contou com as presenças de prefeitos e vereadores da região.

Pepo representou o Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), colegiado que reúne as Câmaras de 20 cidades da região, e que juntas possuem mais de 3,5 milhões de habitantes. O debate sobre o aeroporto atrai a atenção do setor público e da iniciativa privada, uma vez que os termos da concessão devem ser revistos.

“Hoje Viracopos é o maior terminal de cargas do país, mas a insegurança jurídica em torno dos próximos passos da concessão tem deixado muita gente preocupada em fazer investimentos de médio e longo prazo”, afirmou Pepo.

Em sua fala, o ministro Márcio França procurou tranquilizar os investidores e os atuais gestores do aeroporto. No fim de agosto, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que o governo federal pode negociar a permanência da atual concessionária, Aeroportos Brasil. “Estou convicto de que esta é a solução mais fácil nesse instante”, opinou.

O ministro aproveitou para anunciar mais detalhes do programa Voa Brasil, que prevê a venda de passagens mais baratas (R$ 200 o trecho) para aposentados e pensionistas que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.

Quando somado à capacidade de Guarulhos, Viracopos é responsável por duas em cada três importações que chegam ao Brasil de avião. “É muito importante falarmos sobre o futuro de Viracopos. No âmbito aeroportuário hoje, essa é uma questão muito recorrente”, apontou o delegado de alfândega, Camilo Pinheiro.

A mesa de autoridades contou ainda com as presenças do prefeito de Campinas, Dario Saadi, do vice-prefeito Wanderley de Almeida, do deputado federal Jonas Donizette, do presidente da Câmara, Luiz Rossini, da secretária de Desenvolvimento, Adriana Flosi, do presidente do conselho de administração da concessionária, João Villar Garcia, e do representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos.
registrado em: fixa