Parlamento da RMC debate formas de ampliar socorro às mulheres vítimas de violência

Sétima sessão ordinária do colegiado acontece no dia 1º, em Americana
31/08/2023

O que os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) precisam fazer para ampliar o socorro às mulheres vítimas de violência: esse é o tema que será debatido na 7ª sessão ordinária do Parlamento da RMC, que acontece amanhã (1º) na Câmara de Americana.

As reuniões do Parlamento da RMC ocorrem toda 1ª sexta-feira de cada mês, cada vez em um município diferente, entre os 20 que compõem o colegiado. Os encontros são presididos pelo presidente da Câmara de Indaiatuba, Pepo Lepinsk.

O tema será debatido entre os vereadores e chefes de Legislativo da região e será abordado pela delegada do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo/Interior de Campinas (Deinter 2) e coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Dra. Maria Helena Taranto Joia.

A reunião nasceu de uma proposta feita pela vereadora de Indaiatuba e presidente da Comissão de Defesa e Proteção à Mulher da RMC, Silene Carvalini. Para Silene, os 20 municípios que compõem a RMC podem implementar novas políticas públicas inclusivas, capazes de reduzir a violência. “Aliás, é uma obrigação do poder público respeitar os direitos dos cidadãos e dar respostas satisfatórias às suas demandas e este encontro visa dar instrumentos que favoreçam a criação dessas políticas e a defesa da vida dessas mulheres”, afirma a vereadora.

Para a delegada Maria Helena, ainda é preciso disseminar formas de acolhimento às mulheres, vítimas de violência. “Na luta pelo fim da violência contra a mulher, trabalhamos em rede pelo ciclo da vida, pela diminuição das estatísticas, pela melhoria do atendimento e por leis que possam salvar vidas”, afirma.

O tema violência contra a mulher já havia sido abordado este ano, durante a 5ª reunião do Colegiado, ocorrida em junho, em Santo Antônio de Posse. “Na época, debatemos a questão sob a perspectiva do crescimento das ocorrências, mas desta vez, o colegiado vai tratar de ferramentas capazes de combater este tipo de violência e assegurar o direito à proteção”, menciona o presidente do Parlamento da RMC, Pepo Lepinsk.
registrado em: fixa